Para criar um bom enredo é necessário muito mais do que inspiração.
Antes de começar um roteiro, é preciso definir não só as ideias de uma forma clara e organizada, mas também criar uma estrutura narrativa que faça sentido. A forma como a história é contada é tão importante quanto a própria história, e é o elemento determinante para passar com sucesso as informações necessárias para o vídeo.
Storytelling
A estrutura narrativa tem tudo a ver com a técnica de storytelling. A narrativa normalmente é composta por três atos: introdução, desenvolvimento e conclusão, e conta com o auxílio de pontos de virada, que são os momentos de conflito que fazem a história seguir com mais profundidade e riqueza. O ponto de virada é onde acontece a mudança necessária para a história seguir ao seu clímax.
Elementos da narrativa
Alguns elementos são importantes para a narrativa se desenvolver organicamente. Inclusive, listá-los pode ser uma ótima ideia para organizar tudo. São eles:
Narrador: é quem conta a história. Pode ser em primeira ou terceira pessoa, onipresente ou onisciente.
Enredo: a trama da história, que se desenrola conforme o progresso da mesma.
Personagens: compõem a narrativa e participam do enredo. Podem ser principais ou secundários, e possuem diferentes funções ao longo da história.
Tempo: duração dos acontecimentos. Pode ser cronológico ou psicológico.
Espaço: local da narrativa. Pode ser físico, social ou psicológico.
Possibilidades de estrutura narrativa
A forma como a história se desenrola e é contada pode ser classificada em diferentes estruturas, desde as mais simples até as mais complexas. Na estrutura linear, a narrativa segue um fio condutor sequencial, com começo, meio e fim, sem grandes desvios. Na estrutura dupla, acompanhamos duas histórias ao mesmo tempo, e essas podem acontecer paralelamente uma à outra, ou não, e podem ou não se cruzar ao longo da diegese. Já em uma estrutura com inserção, que usa a justaposição de planos com tempo e espaço diferentes, usualmente recorrendo aos flashbacks e aos flashforwards para isso.
Criar uma estrutura narrativa bem organizada é a melhor forma de colocar uma história no papel, e avaliar quais elementos precisam ser editados, reescritos, reorganizados ou até retirados. O roteirista deve ser capaz de trazer gatilhos mentais, e chamar a atenção do público-alvo, o que não é uma tarefa fácil!
Na Onze Trinta, nosso time de roteiristas está sempre procurando novas formas de contar histórias. Saiba mais!
Commentaires