Como Atrair a Atenção do Público



Com a quantidade de circulação de conteúdo que acontece hoje em dia, conquistar aqueles segundinhos de atenção do público é cada vez mais difícil. Conseguir as preciosas interações, então, é mais difícil ainda. É por isso que neste Blog da Onze Trinta vamos falar sobre como atrair a atenção do público.


O que se propaga continua vivo

Ao analisarmos todos os movimentos de comunicação que acontecem todos os dias (e em qualquer direção), podemos entender onde são criados valores e significados, do popular autêntico ao comercial. E aqui não estamos falando da circulação como a de jornais ou revistas, ou até a audiência de um canal ou programa de TV; estamos falando da circulação que determina como, quando ou se um material é compartilhado, de uma maneira orgânica e desordenada. E o que se mantém em movimento, não morre, continua relevante de uma maneira ou outra.


Viralidade

A metáfora da propagação viral é sobre a velocidade com que as informações são compartilhadas pela internet. Se antes uma notícia precisava passar por diversos canais e barreiras, agora podemos pular todas as etapas e ir direto ao público que queremos. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, podemos entender como a metáfora é verdadeira. No entanto, a metáfora do viral não leva em conta as decisões ativas que alguém toma ao compartilhar um conteúdo, ao recomendá-lo ou ao postar algo na internet de opinião própria sobre. Tanto que a tentativa de viralizar pode ser um tiro no próprio pé, com slogans e imagens sendo utilizados para atuar contra as próprias empresas.


Não existe uma fórmula

As metáforas definem muito o que entenderemos sobre determinado assunto, e como vamos abordá-lo. Para o pesquisador Henry Jenkins em seu Cultura da Conexão (Editora Aleph, 2014) se as empresas focarem em algo que farão algo na audiência (como infectar) em vez de focarem em textos de mídia com os quais a audiência faça algo (como interação e propagação do conteúdo), estas podem achar que possuem uma forma de controle sobre a audiência. O conceito de viralidade também supõe que algo vai ter um início e um fim rápidos. Portanto, não se deve procurar produzir um conteúdo viral, mas sim um conteúdo propagável, que possa se moldar e mobilizar grupos de acordo com suas próprias necessidades, e que mantém assim a vida do texto de mídia por mais tempo.


Linguagem

Entender a mensagem a ser passada para seu público alvo é de extrema importância na produção de conteúdo. O filósofo Mikhail Bakhtin enxerga em seus estudos a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo. Ou seja: a linguagem é compreendida quando há interação entre locutor (o que fala ou escreve) e o interlocutor (o que recebe o conteúdo). O princípio dessa comunicação é sempre a compreensão e, para que isso aconteça, locutor e interlocutor devem estar em patamares iguais de identificação de discurso e construção de repertório. Para Bakhtin, não existe ninguém sozinho: para conversar com o outro, devemos nos desdobrar e nos colocar no lugar do outro nas relações sociais, e assim criamos a persona, que comunica de forma horizontal. Por isso, ao decidir a forma como esse conteúdo será passado, devemos considerar sempre a visão do outro, e suas possíveis reações e interações.


Então, como chamar a atenção?

Segundo a Forebrain, especialista em neuromarketing, existem cinco ações que podem ser seguidas, e que têm como base o que explicamos aqui: usar personagens com os quais o público se identifique, criar expectativas e trazer soluções, evitar enredos complexos, ser inusitado e coerente e, por último, a marca precisa ter uma função na história. É claro que essas cinco ações não determinam se algo vai viralizar ou não (e vamos lembrar: viralizar não é necessariamente sinal de objetivo atingido), mas ajudam seu conteúdo a chegar onde deve.


Atrair a atenção, no entanto, é só o primeiro passo da fidelização e da propagação da marca ou do conteúdo. Para ser relevante, é preciso conquistar essa atenção todos os dias, e isso só se tem quando se é verdadeiro e realmente especialista. Enquanto a viralização acontece na maioria das vezes por um acaso, manter um público fiel é só para aqueles que sabem o que estão fazendo (ou estão constantemente aprendendo).


Conheça como a Onze Trinta pode te ajudar a produzir um conteúdo que atraia a atenção e mostre a originalidade de sua marca ou de seu produto!

Recent Posts

Stay Up-To-Date with New Posts

Search By Tags

Sobre nós

A Onze Trinta é uma produtora de vídeos e também um estúdio de design e animação. Já são 12 anos movidos pelo desafio do mercado audiovisual. Estamos preparados para produzir conteúdo audiovisual de qualidade e isso só é possível porque somos presentesconsistentes, colaboradores, criativos e transparentes.

Especialistas

Nosso time é formado por especialistas. Mesmo! Seu projeto passa por pesquisa, análise, roteiro, criação, execução e finalização e isso é feito por uma equipe toda, unida em prol de um objetivo: compreender e entregar as reais necessidades dos nossos clientes.

  • Instagram - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Vimeo - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Facebook - Onze Trinta Produtora de Vídeo SP

© 2020 todos os direitos reservados