• Verônica Gubert

#Palavra de especialista: a enciclopédia de estilo da Onze Trinta


#Palavra de especialista: a enciclopédia de estilo da Onze Trinta

Tati Falavinha, CEO e diretora de arte da Onze Trinta, conta como é a vida de uma profissional com “raio embelezador”

Já falamos sobre direção de arte no blog da Onze Trinta, dando um panorama geral dessa função dentro de um set de filmagem. Mas, o que significa ter essa função dentro de uma produtora audiovisual, como a Onze Trinta? Tati Falavinha, nossa CEO e especialista na área,

dá o caminho das pedras: se você se interessa pela área, vai ter que pesquisar muito!!

Para ser um profissional de direção de arte, é importante conhecer diferentes linguagens artísticas, de artes plásticas até decoração e moda. “Faço muita busca de referência visual e minha maior ferramenta é o Pinterest”, explica Tati. E diz que programas de TV e revistas podem ser uma ótima fonte de inspiração. “Amo Irmãos à Obra e Reforma Total com Nate & Jeremiah, do Discovery Home & Health, Decora, Mais cor, por favor, e Desengaveta do canal GNT. Tenho livros sobre Gucci, Coco Chanel, Frida Kahlo, edições da revista Vogue - inclusive diversas gringa - livros sobre história da moda, história da arte, livro de símbolos e signos, livros sobre criatividade…”

Além de a tornar uma excelente profissional, todo esse conhecimento também faz Tati ser a amiga que diz qual papel de parede combina mais com a sua sala e se aquela blusinha fica bem no seu amigo secreto. Ou seja: Tati é a nossa enciclopédia de estilo e dá os melhores palpites!! #ossosdoofício

Confira nosso papo com a especialista e descubra como é ter esse “raio embelezador” no olhar.

Blog Onze Trinta: Como definiria seu trabalho em uma frase, para o pessoal que não tem ideia do que é produção de vídeo e fotos?

Tati Falavinha: Pesquisa, referências, pesquisa e referências!

BOT: Um passarinho me contou que, além de CEO e diretora de arte, você também é uma fotógrafa de mão cheia. Me conta: como seu conhecimento em fotografia complementa a direção de arte?

TF: A fotografia está totalmente ligada a direção de arte. Antes da construção de qualquer cenário, o diretor de arte deve estar alinhado com o fotógrafo sobre os planos que serão usados, a luz, tons, texturas e etc. Por exemplo: se o diretor de fotografia pretende usar planos gerais, o diretor de arte não priorizará micro detalhes, como um garfo dourado sobre a mesa, por exemplo.

BOT: Como você aplica seu olhar treinado em fotografia e artes em outras áreas da vida? Tipo, você é a amiga que ajuda o povo a escolher sofá novo, por exemplo?

TF: Sim! Sou a louca da decoração, da simetria, das composições! Crio composições o tempo todo, observo como as pessoas na rua se vestem, como se comportam, como combinam e expressam sua personalidade! Por isso, meus amigos sempre me consultam para uma reforma ou um look específico.

BOT: O que você acredita ser imprescindível para um diretor de arte? Tem alguma técnica, equipamento ou truque que não dá para viver sem?

TF: Acervo e pesquisa. É importante conhecer épocas e artistas, como pintores, atores, autores, etc. Essa é a minha dica: mergulhe no tema, pesquise PROFUNDAMENTE sobre ele, mas vá além… ande pelas bordas, pelo centro, deixe a mente fluir e junte tudo numa coisa só, você terá um prato cheio com sabores inimagináveis.

#fotografia #Produçãofotográfica #fotografiadeculinária #fotografiadegastronomia #fotogastronomia #fotografiacorporativa #fotoproduto #fotografiaproduto #direçãodearte #direçãodefotografia #oquefazumdiretordefotografia #videopublicitário #produçãodefilme #produçãodevídeo

11 visualizações