• Renata Alabi | Onze Trinta

5 dicas para uso consciente do Behance


O que é Behance?

É uma rede social criada pela Adobe para que artistas e profissionais da área de criação possam se conectar e avaliar trabalhos. Sites como Behance não são plataformas de geração de empregos, e, sim de compartilhamento criativo. Porém, quando seu trabalho está exposto ao mundo e é bem avaliado, existe a possibilidade de empresas encontrarem o perfil e entrarem em contato. O networking é excelente!

Com tudo isso em questão, essa rede social tornou-se fonte inspiradora para os criativos. Encontra-se facilmente referências que auxiliam na criação de novas artes digitais. Os usuários podem disponibilizar seus projetos de forma gratuita.

Que tipo de portfólio posso disponibilizar no Behance?

É possível compartilhar projetos multimídias (design gráfico, fotografia, ilustração etc), produção de vídeos, produção de áudios, imagens e textos.

Quando o portfolio está disponível, a rede permitirá avaliação daquele projeto. Ao ser avaliado os profissionais e artistas podem rever conceitos e tangibilidade. Às vezes até uma melhoria no trabalho faz sentido. Com isso, alcança-se ainda mais pessoas!

No Behance há referências do mundo todo. E isso amplia mais ainda a mente desses profissionais e artistas. A influência artística é muito grande!

Também é permitido sincronizar o seu perfil com o Facebook, Twitter, e Linkedin. Você pode inclusive seguir seu artista ou profissional favorito e receber alertas de novos projetos postados por eles.

5 DICAS PARA USO CONSCIENTE DO BEHANCE:

  1. Seja criterioso: publique seus melhores projetos. Menos é mais!

  2. Seja educado: Vai deixar um comentário? Evite palavrões. Lembre-se que seu próximo chefe pode estar lendo também! Quer dar impressão de que o trabalho está parecido com de outra pessoa? Esqueça! Lembre-se que todos sofrem influência da arte alheia e criticar isso é pior pra você do que pra ele.

  3. Siga quem realmente importa: seguir conteúdos não relevantes para gerar seguidores na maioria das vezes dá muito errado. E isso não é bem visto pelos profissionais e artistas de renome.

  4. Seja legal: evite pedir para as pessoas te seguirem ou olharem seus projetos

  5. Responda o que for relevante: escrever "obrigada" para cada comentário não vai elevar seu nível de popularidade. Responda de forma educada a questionamentos sobre o projeto.

MOMENTO CURIOSIDADE

Você sabe como os profissionais da área de criação compartilhavam o portfólio antes da era digital?

O processo de divulgação de portfólio antes era bem mais complicado. Geralmente, o profissional ou artista tinha uma maleta ou tubo grande para levar suas artes até as empresas. Sim, batendo de porta em porta! Apesar da vantagem de estar conversando pessoalmente com o responsável, não existia a possibilidade de compartilhar seu projeto de forma ágil e atingindo muitas pessoas ao mesmo tempo.

Logo no início da era digital, os projetos começaram a ser entregues em CD. Naquela época não existia tanto espaço no e-mail ou sites de armazenamento e compartilhamento. Então, o ritmo era o mesmo.

A Onze Trinta Produtora utiliza o Behance para inspiração e busca de profissionais criativos.

Trabalhamos com muitos projetos criativos e sempre precisamos de gente nova e novas inspirações! Fique atento, a gente pode estar nesse momento olhando seu portfólio! Vamos ver se você seguiu nossas dicas!

#fotografia #vídeo

1,918 visualizações