• Renata Alabi | Onze Trinta

Como fazer o vídeo institucional?


Antes de iniciar a leitura deste post responda:

Por que o vídeo institucional é tão importante hoje em dia?

Se você chegou a conclusão de que é a ferramenta essencial para marketing de negócios... Então, você acertou!

O vídeo vai além da divulgação da sua marca, ele capta o valor do seu negócio!

O consumo de vídeo institucional através das redes sociais - seja pelo computador ou smartphones - cresce cada dia mais. Você não vai ficar fora dessa, né?

Mas... "Como fazer um vídeo institucional?".

Vamos dar algumas dicas e depois um passo a passo para você aprender a formular um orçamento!

DICAS DE COMO FAZER UM VÍDEO INSTITUCIONAL

1. Entenda o real objetivo do vídeo institucional e busque referências

  • Você quer contar a história do seu negócio?

  • Você quer contar um case de sucesso?

  • Você quer um vídeo institucional humanizado?

  • Você quer um vídeo institucional temático? (Dia das Mães, Dia dos Pais…)

  • Você quer um vídeo com depoimentos?

São infinitas opções que você pode seguir. Mas, lembre-se: contar tudo num vídeo só pode ficar cansativo. Seja objetivo na sua escolha!

Assistir a diversos vídeos institucionais te ajuda a ter uma ideia do que gosta ou não gosta. Procure, pesquisa, assista! Guarde as referências para explicar melhor o que você deseja. Isso facilita os dois lados!

2. Escolha o público-alvo

Você sabe quem você quer atingir e ter sucesso com o vídeo institucional? Quem é o seu público alvo? Seriam fornecedores, consumidores, pessoas no geral: crianças, jovens, adultos etc?

É muito importante saber para quem você vai entregar a mensagem e o que essa pessoa fará com ela. Cada público-alvo tem uma linguagem diferente.

3. Escolha "ferramentas" extras

Como falei no primeiro item, há diversas opções de escolha para um vídeo institucional. Além do tipo e do público-alvo é saber quais "ferramentas" extras você quer para aprimorar ainda mais o conteúdo. Por exemplo:

  • Locução em português, inglês, espanhol, mandarim e etc.

  • Legenda em português, inglês, espanhol, mandarim e etc.

  • Animação 2D

  • Drone com imagens aéreas

  • Casting: Atores, figurantes, apresentadores e etc.

  • Making of: imagina você ter toda a produção do vídeo registrada no behind the scenes? Quem não curti assistir por de trás das câmeras?

4. Escolha os canais de veiculação

Para atingir o público-alvo escolhido é necessário, também, escolher os canais de veiculação do vídeo institucional.

  • Redes sociais

  • Intranet

  • E-mail

  • TV

  • Cinema

Existem diversas formas para veicular o vídeo e cada uma delas tem uma característica diferente na hora da produção. Essa é a parte técnica que nós produtores cuidamos! Um comercial na TV, por exemplo, demanda um tempo de produção geralmente maior do que um vídeo promocional das redes sociais.

5. Defina a duração do vídeo

Quando você já tem o objetivo, público-alvo, ferramentas e canais de veiculação definidos é preciso determinar a duração média do vídeo. Esta informação vai definir boa parte do orçamento, principalmente, caso seja realizado em animação 2D.

A duração depende muito do objetivo e canal de veiculação. Na TV, por exemplo, geralmente são utilizados 30 segundos, enquanto na internet, pode-se variar entre 15 segundos até 3 minutos, dependendo do projeto.

6. Contrate uma produtora de confiança no mercado

Escolha a produtora que se encaixa no perfil da sua empresa. Aquela que abrace sua causa, que lhe forneça ideias/melhorias, que trabalhe de forma justa e dentro do prazo! Além disso, procure saber se a produtora é especialista em corporativo, se utiliza ferramentas adequadas e profissionais qualificados. Procure entender cada etapa do processo de elaboração do vídeo institucional, pois dessa forma você descobrirá e encontrará a melhor produtora para te representar. Isso faz muita diferença desde o início da produção. Procure portfólio, assista todas as referências e veja se a linguagem utilizada está de acordo com a da sua empresa.

Fique de olho! Qualquer contratação está sujeita a qualquer vídeo.

Acima você leu algumas dicas preciosas! Agora, vamos entender melhor o passo a passo para fazer p vídeo institucional com a Onze Trinta Produtora.

TAKE 1 - Solicitando orçamento

Depois de seguir todas as dicas acima você está preparado para solicitar seu orçamento de vídeo institucional. Basta agora informar:

  • Objetivo e Referências

  • Público-alvo

  • Ferramentas extras

  • Duração do vídeo

  • Canais de veiculação

Nesse primeiro contato a produtora já tem ideia do tamanho de produção e já contatará você com maior assertividade.

TAKE 2 - Tirando dúvidas

Após a solicitação de orçamento para vídeo institucional é natural que a produtora entre em contato para tirar algumas dúvidas. É a hora de acordar o total de diárias de produção, profissionais envolvidos, equipamentos. É o briefing inicial!

TAKE 3 - Definindo escopo do orçamento

Nesse momento a produtora enviará o orçamento, de acordo com o escopo (todo esse detalhamento do Take 1 e 2) alinhado. É a hora de você sentar, refletir e validar todo o processo.

TAKE 4 - Pré-produção

Após aprovar orçamento e assinar o contrato chega a hora da pré-produção! Nesse momento acontece o briefing, que nada mais é do que uma reunião entre cliente e produtora. É o momento para brainstorm, definição de roteiro, texto para locução e alinhamento de expectativa. É a hora de organizar "a casa"! É um dos momentos mais importantes de uma produção audiovisual. Além desses pontos, neste período acontecem as aprovações de GCs, letterings, trilha sonora do vídeo institucional.

TAKE 5 - Produção

A produção nada mais é do que "colocar a mão na massa". É o que chamamos de Diária de Gravação ou Diária de Produção. É o dia ou os dias definidos para trabalhar no projeto, seja este uma produção in loco ou em ilha de edição.

Uma boa produção depende de um boa pré-produção!

Além dessa diária é nesse período que realizamos as gravações de locuções. Você sabia que o vídeo institucional é gravado de acordo com o áudio? Isso mesmo! Se o vídeo tem locução esta é a primeira fase a ser concluída! Todo o restante é elaborado em cima disso.

O vídeo institucional precisa de legenda? Os tradutores (especialistas em legendas) iniciam seu trabalho na fase de produção, mas somente depois do vídeo estar montado de acordo com a locução é que a legenda será elaboradora e sincronizada ao vídeo institucional.

TAKE 6 - Pós-produção

Esse é o momento criatividade e técnica do vídeo. É a famosa ilha de edição!

É nesta fase que se faz a decupagem, que nada mais é do que o planejamento do vídeo institucional. Isto é, escolhe-se as melhores cenas e monta-se/planeja-se as sequências de acordo com o roteiro.

A trilha sonora já foi escolhida como, também, os GCs, Letterings. É o momento de encaixar junto com as cenas. O que comanda a edição do vídeo institucional é a trilha e a locução. As cenas são sincronizadas com a música, fala e legendas. Se você troca de trilha e locução, por exemplo, o vídeo tem que ser completamente reconstruído.

Após decupagem, trilha, locução e legenda é o momento de juntar tudo e iniciar a edição. Durante essa fase ocorre o tratamento de áudio ou podemos chamar, também, de fase de equalização do som. Onde nada mais é do que deixar o som "limpo", eliminando ruídos, interferências e deixando-o na mesma qualidade. Depois do som, vem a parte de correção de cor. Nesse momento corrige-se o brilho, contraste, a tonalidade das cores, saturação etc.

E você achava que edição de vídeo era simples? Não basta somente a criatividade, mas engloba muito o conhecimento técnico e ferramentas específicas para deixar o vídeo institucional lindo!

TAKE 7 - Primeira Entrega

A fase que todos adoram! A primeira entrega do vídeo institucional! Eba!!!

Nessa etapa você recebe a primeira versão para validar. É a hora de mostrar para o seu departamento e gestores. O vídeo é entregue através de um link com senha até que a validação seja finalizada.

Está tudo aprovado? Pronto!

Não foi aprovado? E agora? Se precisar alterar alguma coisa no vídeo e for algo simples como: troca de cenas ou depoimentos, realizamos já nesta etapa. O vídeo volta para ilha de edição e você recebe a nova versão na data acordada.

Para evitar esse tipo de refazimento que lembramos aqui a importância do roteiro aprovado! Com ele, evita-se qualquer retrabalho e você recebe o vídeo institucional final já nessa primeira fase! Alterações complexas precisam ser validadas e orçadas antes. Sendo essas: troca de trilha sonora, troca de locução, acrescentar cenas fora do roteiro, alterar o roteiro e etc.

TAKE 8 - Entrega da versão final

Hoje foi o dia que você recebeu a versão final do vídeo institucional! Eba!!! É o momento de celebrar, mostrar para toda a empresa e compartilhar nas redes sociais (se quiser!). Parabéns! Você concluiu todas as etapas de como fazer um vídeo institucional!!!

Este post foi elaborado especialmente para você que precisa:

  • aprender mais sobre vídeos institucionais,

  • contratar um vídeo institucional, mas não sabe como (agora sabe!)

  • dicas para contratar vídeos institucionais

Assista aqui o vídeo institucional Mauricio Queiroz Design de consumo

Solicite já orçamento! Seja você também parceiro da Onze Trinta Produtora.

#videoinstitucional #makingof #vídeoanimação #videoanimação2D #videoilustração #videopublicitário #videocampanha #videoproduto

382 visualizações