• Renata Alabi | Onze Trinta

As 4 aprovações mais importantes do vídeo institucional


Você acabou de contratar o vídeo institucional e não sabe o que tem que fazer? Vamos te ajudar!

Durante ou após a reunião de briefing é necessário passar pelo período de aprovações de roteiro, trilha sonora, arte (GCs, Lettering, logo etc) e Locução.

Vamos entender melhor o que é cada um desses passos:

01 APROVAÇÃO: O ROTEIRO

O que é: O roteiro é o planejamento do vídeo institucional. É onde será descrito cada passo, as cenas, os textos, a locução, a trilha sonora, o tempo e entre outros.

Como aprovar: o roteirista irá elaborar o roteiro de acordo com o briefing e a produtora enviará para validação. É importante que você leia com atenção cada passo, aproveite para revisar a ortografia, coesão e coerência, seja minucioso mesmo que tudo tenha sido enviado por você. É a partir do roteiro que se criará o vídeo institucional dentro da sua expectativa.

Por que aprovar: Sem o roteiro não tem como gravar o vídeo institucional. Imagine você precisando cozinhar algo específico sem a receita? Planejamento é a palavra-chave para o sucesso do vídeo! Além disso, os textos de arte e locução devem ser definidos nesta aprovação.

02 APROVAÇÃO: A TRILHA SONORA

O que é: a trilha sonora é a música que guiará o vídeo institucional. Ela é responsável por despertar emoções e incentivar atitudes. Há dois tipos de trilhas: a sonora e a branca. A trilha sonora tem o custo de direito autoral. Já a trilha branca é gratuita para utilização. Você encontrará "zilhões"de opções de ambas as trilhas online.

Como aprovar: A produtora enviará uma lista de sugestões conforme sua contratação (sonora ou branca). Escute com atenção e procure visualizar o vídeo na música que você mais gostou.

Por que aprovar: O editor monta o vídeo em cima da trilha sonora. Todas as passagens de cenas são sincronizadas com a música, por exemplo. A aprovação antecipada é necessário para dar start ao trabalho. Modificar a música no meio da edição ou após o vídeo estar finalizado é considerado uma nova edição, pois será necessário desconstruir todo o vídeo . E isso pode gerar custos e prazos extras! Então, o quanto mais assertivo for, melhor!

03 APROVAÇÃO: A ARTE

O que é: a arte do vídeo institucional contempla:

  • GC (gerador de caracteres) - Sabe quando aparece o nome do entrevistado e a função dele num vídeo?

  • Lettering - São as palavras-chaves e textos que aparecem no vídeo, descrevendo algo importante para dar maior destaque

  • Logo - É a marca do seu negócio em animação.

Como aprovar: No caso dos GCs e Letterings, a produtora poderá encaminhar uma sugestão de tamanho, fonte e cor para que você escolha ou você mesmo pode enviar. O conteúdo intelectual (as palavras, nomes e etc) são definidos no briefing e inseridos no roteiro. Podem ser definidos e criados por você ou pela produtora, dependendo da sua contratação. No caso do Logo, após recebimento, o mesmo é animado para dar maior fluidez ao vídeo e criar uma identidade. Releia, revise e aprove cautelosamente cada passo da arte.

Por que aprovar: Esse processo na edição de vídeo é muito importante, pois é conectado a música e/ou locução. Como na trilha sonora, também pode gerar custos e prazos extras quando alterados. Fique atento!

04 APROVAÇÃO: A LOCUÇÃO

O que é: a locução é a voz narrativa, aquela pessoa que você não vê, mas escuta a voz. A locução no vídeo institucional pode ser feminina ou masculina, ter uma voz suave, mais grave, mais agressiva, mais caliente, mais "como você precisar".

Como aprovar: O primeiro ponto a definir é: você deseja um voz masculina ou uma vez feminina? O importante aqui é entender qual tipo de voz o público se identifica mais. Definindo o tipo de voz, a produtora encaminhará sugestões de locutores dentro do perfil escolhido.

Por que aprovar: A voz é uma das partes persuasivas do vídeo, pois causará emoções e irá despertar atitudes que você desejar no público-alvo. Como o vídeo é construído em cima da trilha sonora e locução, este item se torna primordial!

Se ainda ficou com alguma dúvida, procure a produtora contratada. E lembre-se: planejamento é a chave de tudo!

Solicite hoje mesmo seu orçamento e seja mais um parceiro da Onze Trinta Produtora!

#videoinstitucional

144 visualizações