• Amanda Santos

A Fotografia com o Celular: Dicas Para Fazer Imagens Incríveis

Celulares de três, quatro e até cinco câmeras prometem ângulos, focos e funções diversas. Mas será que substituem uma boa câmera?



Em 2019 iniciamos uma série sobre como uma boa câmera e uma boa luz não fazem uma boa imagem sozinhas e, em um mercado repleto de novidades, os celulares se popularizaram pelas quantidades de câmeras, por sua alta resolução e até por softwares que aplicam efeitos de forma automática. Mas será que estes dispositivos podem entregar imagens tão boas quanto uma câmera fotográfica?


Uma nova função

Sabemos que as câmeras estão nos celulares já há algum tempo (quem não se lembra das câmeras VGA que não registravam quase nada?), e as câmeras portáteis também. Porém, nos últimos anos, o celular vem incorporando mais funções e, entre estas, câmeras digitais poderosas e cheias de recursos. E como utilizá-las da melhor maneira possível é a chave para tirar e publicar boas imagens.


Limpeza e foco

Tratar a câmera do celular como uma semiprofissional é um bom começo. Antes de tentar tirar qualquer foto, é importante prestar atenção nas lentes, e ter certeza de que estão limpas. Como o aparelho está o tempo todo sendo manuseado, é normal que as lentes tenham sinais de digitais e outras impurezas. E lentes sujas podem atrapalhar o sensor automático de foco, ou até fazer a imagem aparecer embaçada. Entender as capacidades do celular também é essencial.


Modo manual

Alguns modelos mais novos e tecnológicos possuem uma função muito interessante: o modo manual. Muito semelhante ao das câmeras semiprofissionais, possui funções completas e permite a experimentação de estilos. Explorar essas funções podem trazer vários momentos de estudos e pesquisa, e procurar mais dicas sobre é sempre agregador.


Apps de edição

Capacidade de processamento, resolução, um bom ângulo, uma boa luz, um assunto interessante. Um dos grandes problemas das câmeras de celular, no entanto, é a capacidade de absorção de luz e controle desta luminosidade, o que pode gerar fotos com cores mais fechadas, e que talvez não reproduzam da melhor maneira o assunto fotografado. Para tal, existem os apps de edição. Muitos são gratuitos, cheios de recursos profissionais e ainda capazes de armazenar as preferências do usuário. Não é obrigatório saber mexer ou usá-los, mas eles podem fazer a diferença na hora de postar uma imagem com qualidade.


Espalhados pelo mundo, acessíveis, leves e portáteis. Os celulares ganham das câmeras semiprofissionais em número de usuários por ter estas facilidades. E ainda podem sim realizar imagens incríveis. Uma última dica é seguir a série que iniciamos em nosso blog sobre o que fazem as imagens serem profissionais e especiais, e sempre nos acompanhar em nossas redes sociais, é claro!


Audiovisualmente transformadores, esta é a Onze Trinta. Tem uma história para contar? Saiba o que a Onze Trinta pode fazer por você.

20 visualizações