• Renata Alabi | Onze Trinta

O vídeo integração: como ajudar os novos colaboradores da empresa


Um dos momentos de maior ansiedade para um novo colaborador é a integração. É a oportunidade de conhecer a empresa, os colegas diretos e indiretos, as equipes, as funções e processos internos, a estrutura, a missão, os valores, entre outros.

A duração do processo de integração varia de acordo com a empresa. E isso não tem nada a ver com estrutura ou quantidade de funcionários. Mas o que todas têm em comum é o ser humano e como fazer com que esse processo seja objetivo e assertivo.

O vídeo de integração se tornou uma das ferramentas principais para ajudar o novo colaborador a compreender melhor todos os aspectos da empresa, das pessoas e dos clientes. A integração é um processo estratégico da área de RH e que deve ser levado muito a sério. Por muitos considerados como uma simples ação, na verdade é muito mais complexa e importante do que se pode imaginar.

A integração é o momento em que o novo colaborador descobrirá a real identidade da empresa e qual o grau de humanização que encontrará.

PARA QUE SERVE O VÍDEO DE INTEGRAÇÃO?

O vídeo é a ferramenta para integração. É a forma mais clara, lúdica e objetiva de transmitir ao novo colaborador toda a essência do trabalho e humanidade da empresa.

POR QUE FAZER O VÍDEO DE INTEGRAÇÃO?

O vídeo é a ferramenta que pode trazer maior conforto e, principalmente, maior conhecimento institucional. É mais dinâmico que uma apresentação formal e vai prender a atenção do novo colaborador com maior assertividade.

DICAS PARA VÍDEO DE INTEGRAÇÃO:

  • A duração do vídeo não deve ultrapassar 3 minutos. Esse é o tempo limite que você consegue 100% da atenção do novo colaborador.

  • Você pode criar diversos vídeos curtos de 30 segundos a 3 minutos e intercalar com outros processos de integração. Dessa forma, você terá todo o conteúdo que deseja repassar de forma lúdica e agregando valor.

  • Disponibilize os vídeos para que o novo colaborador possa assistir quantas vezes quiser.

  • Recicle o seu vídeo de integração sempre que necessário. Mantenha- o atualizado, inserindo o budget necessário na hora do Planejamento Estratégico da empresa. Um bom vídeo de integração fará com que o novo colaborador se adapte com maior facilidade, agilidade e conhecimento.

É muito importante criarmos a consciência de que o novo colaborador merece ser recepcionado de forma tanto quanto especial, como um funcionário com mais tempo de casa. Ele deve sentir que o local de trabalho lhe passa segurança e que lhe traga motivação para desempenhar suas competência no nível mais alto.

Como elaborar um projeto de integração de qualidade?

Vamos dar uma olhada nessas dicas:

  • Revisar a Política da empresa:

É essencial que o responsável pelo projeto conheça a política da empresa, sua visão, valores e missão para que possa elaborar a integração dentro dessa essência.

  • Compartilhar sua ideia

Compartilhe com os funcionários sua ideia de Projeto ideal de integração. Ninguém melhor do que eles para dar dicas, sugerir, comentar e criticar de forma construtiva. Faça desse movimento algo rotineiro, podendo ainda definir "responsáveis" para auxiliar na pesquisa de conteúdo.

  • Criar fluxo

Elabore um fluxo de integração para que você tenha uma visão mais dinâmica do seu projeto e para que possa criar ações de melhorias.

  • Elaborar Guia de Integração

Escreva de forma clara e objetiva um guia de integração. Nesse documento é importante conter informações úteis para o novo colaborador: onde ele poderá encontrar os vídeos de integração, crachá, ponto, benefícios (detalhar como funciona e como utilizar), pagamento de salários, hora extra, materiais de escritório etc. Enfim!

  • Providencie os materiais

De que adianta o novo colaborador estar presente na empresa, se a mesma ainda não disponibilizou os materiais necessários para que ele conduza o trabalho? Caso a empresa seja muito burocrática em relação a equipamentos/materiais, crie ações para agilizar esse processo e apenas informe a data de início do funcionário quando tudo estiver pronto.

  • Seja criativo

Vamos lembrar que o novo colaborador é parte da essência da empresa também. Aliás, a parte mais importante! Que tal fornecer um mimo? Seja uma caneca personalizada, uma caneta ou até mesmo um KIT de boas-vindas. Ou que tal um vídeo de integração de boas-vindas com o nome dele? Isso trará segurança e confiança ao funcionário. Mas lembre-se, caso nunca tenha oferecido mimos aos seus funcionários, talvez seja a hora de rever essa questão. E mimos, nem sempre significa gastar dinheiro e estourar o budget, apenas use sua criatividade e o vídeo de integração pode te ajudar com isso!

  • Acompanhe resultados

Todo projeto deve ter indicadores para você possa acompanhar o desenvolvimento e resultados. Você pode inclusive inserir um programa de feedback para que os novos colaboradores insiram suas percepções.

O mais importante de tudo isso é lembrar que você está desenvolvendo um Projeto de INTEGRAÇÃO, que significa integrar as pessoas no ambiente pela essência da sua empresa.

Saiba como a Onze Trinta Produtora pode te ajudar. Entre em contato ainda hoje!

#videoinstitucional #videosinstitucionais

498 visualizações