• Renata Alabi | Onze Trinta

Dicas de como escolher apresentadores para o vídeo!


(Vídeo institucional Etna, com apresentadora)

Algumas empresas optam por contratar apresentadores para comandar os vídeos institucionais, vídeos internos, vídeos para redes sociais, entre outras produções de vídeo.

Mas você sabe como fazer isso de forma assertiva?

Vamos te ajudar!!!

Veja abaixo algumas dicas:

CONCEITO DO VÍDEO

Antes da escolha do apresentador para produção do vídeo, temos que ter o conceito do vídeo pronto. De nada adianta escolher o profissional, se não sabemos qual o perfil que precisamos e como ele deverá aparecer.

Um vídeo institucional, dependendo da forma como a empresa se comunica, por exemplo, exige um apresentador mais formal ou informal. Um vídeo produto, uma postura mais técnica. Um vídeo de vendas, um perfil mais persuasivo e vendedor. Um vídeo campanha, um perfil mais motivacional e por aí vai!

ENTENDA O PÚBLICO

Você precisa entender o público-alvo do seu negócio antes de contratar apresentadores para vídeo. A definição de gêneros deve ir de encontro com o que o público espera e não o que você acha que parece com sua empresa. É necessária muita pesquisa! Afinal, ninguém quer se arriscar em colocar um homem de meia idade como apresentador, para falar sobre brinquedos infantis. Certo? O resultado pode ser desastroso, caso não seja bem estruturado.

CELEBRIDADES

Há vantagens e desvantagens de se contratar uma celebridade como apresentadora do seu negócio. Isso vai depender muito da estratégia de comunicação da empresa e como isso vai agregar ou não nas vendas e marketing.

A escolha da celebridade deve ser criteriosa e exige também pesquisa de campo para entender se o público-alvo se identifica com essa pessoa. É necessário muito planejamento para que isso não afaste contato entre empresa x consumidor.

MAKE, HAIR e STYLIST

Para que os apresentadores tenham a cara da empresa é necessário contratar maquiagem, cabelo e stylists profissionais da área de audiovisual. A maquiagem e cabelo em vídeo é completamente diferente daquela feita para eventos, casamentos, festas ou no salão. A escolha do produto e aparência se torna bem distintas quando transmitidas no vídeo.

A vestimenta deve estar de acordo com o restante da produção: cabelo, maquiagem, fala, postura e etc. O stylist vai ajudar buscar a roupa, acessórios e sapatos ideias para produção do vídeo, tomando cuidando para que as informações não se “choquem” com o fundo, a iluminação, a maquiagem e o cabelo. Esse profissional também tomará cuidado para que as cores usadas não sejam de concorrentes e que isso não prejudique a identidade visual da empresa.

OS DETALHES IMPORTAM

Para que a produção do vídeo seja assertiva, todo detalhe deve ser muito bem estudado, estruturado e planejado de acordo com a comunicação da empresa.

DEVO CONTRATAR UM DIRETOR DE ARTE?

O diretor de arte irá planejar e orientar todo o processo de construção de identidade do vídeo. Ele comandará a forma como a maquiagem, cabelo e roupa devem ser feitas. Irá direcionar toda a arte e produção que aparecer no vídeo. É o profissional essencial para resultado de excelência audiovisual.

ONDE ENCONTRO APRESENTADORES PARA VÍDEO?

Muitos apresentadores são atores/atrizes ou jornalistas e possuem o conhecimento em frente às câmeras e saberão conduzir o roteiro de forma assertiva. Ao utilizarmos colaboradores para apresentar o vídeo, há o risco do mesmo não ter a mesma desenvoltura e conhecimento, prejudicando o fluxo de produção e resultado em um vídeo teatral e, não, vídeo institucional com fluidez. Além da possibilidade de um dia esta pessoa não estar mais na empresa. É um momento de reflexão: o que vale mais pena pra seu negócio?

Produtoras de conteúdo audiovisual já possuem credenciamento em agências de casting ou até mesmo apresentadores parceiros para você escolher. Não é preciso sair correndo buscando por opções. A melhor forma é contratar a produtora com casting, para que o processo de produção seja mais assertivo e rápido.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda com a produção de conteúdo com apresentador para empresa? Entre em contato com a Onze Trinta Produtora e saiba mais como podemos te ajudar!

#videoinstitucional #videosinstitucionais #vídeoproduto #vídeocampanha

40 visualizações