• Renata Alabi | Onze Trinta

Os principais erros na produção de vídeo institucional


Produzir um vídeo institucional é indispensável àquelas empresas que precisam fortalecer a marca, divulgar o negócio, trabalhar o employer branding, ganhar maior destaque na mídia e aumentar o ROI, entre outros.

Com o avanço da tecnologia e a importância do vídeo nos dias de hoje, produzir conteúdo institucional se tornou imprescindível para novos negócios e relacionamento com o cliente. Empresas estão cada vez mais adepta a produção de vídeos e, por desconhecimento de mercado, acabam optando pelo lado mais fácil, amador e “simples” de fazer. O que prejudica todo o fluxo, meta e objetivos do negócio. E, o mais arriscado de tudo, possível perda financeira, comunicação inadequada e perda de novos negócios.

E como dar o passo certo? Vamos explicar neste post como produzir vídeo institucional, evitando os erros mais comuns!

Antes, assista esse vídeo institucional produzido pela Onze Trinta Produtora para o Grupo Meta RH:

Este vídeo acima é um case de sucesso. Leia nossas dicas acima e reveja o vídeo depois!

CUIDADO COM…

PRODUÇÃO AMADORA DE VÍDEO

A qualidade da imagem que você vai transmitir com o vídeo institucional será a mesma que o cliente irá receber. Utilizar câmera de celular (mesmo sendo o melhor do mercado) não é o mesmo que filmar com uma profissional e por equipe especializada. A quantidade de pixels, tipo de zoom e flash não são suficientes para você atingir o resultado ideal. Gravar um depoimento com equipamento inadequado pode arruinar a edição, finalização e transmissão do seu vídeo.

Quando falamos de qualidade, precisamos prestar atenção no profissional técnico e profissional criativo por detrás da produção. São essas pessoas que irão fazer o vídeo atingir o seu objetivo. O profissional certo, faz você avançar! Qual a qualidade que você quer transmitir ao seu cliente?

VÍDEO COM DURAÇÃO LONGA

Quanto mais objetividade, clareza e fluidez o vídeo tiver, melhor e mais rápido se atinge o objetivo. De acordo com diversas pesquisas, o vídeo ideal deve ter em média 2-3 minutos de duração. Quando falamos em vídeo institucional, temos um pouco mais de flexibilidade. Caso o vídeo seja somente para o site da empresa, onde você sabe que o cliente vai querer assistir até o final, conseguimos aumentar essa margem para até 4 minutos. Mais do que isso, torna-se cansativo e se perde o foco. Em vídeos para redes sociais, precisamos ser mais cautelosos. Quanto menor a duração maior a garantia de que o cliente assista até o final. Mas não podemos esquecer que a pressa leva a imperfeição. O vídeo deve ser muito bem roteirizado por um especialista para que consiga transmitir a mensagem em menor tempo possível. É o que falamos do ponto acima da produção amadora. Fique atento!

VÍDEO INSTITUCIONAL GRAVADO EM LOCAL BAGUNÇADO/INADEQUADO

No dia da gravação do vídeo institucional, solicite para que o ambiente esteja organizado, limpo e com fácil acesso aos equipamentos. Filmar uma empresa bagunçada não irá transmitir a mensagem de organização e fluidez ao seu cliente.

PERMITIR O TRABALHO DA PRODUÇÃO CRIATIVA

Tenha em mente que você é o conhecer técnico da sua empresa! Mas quando o assunto é produção de vídeo, confie no produtor, pois ele saberá transmitir sua técnica para a linguagem audiovisual. Contrate produtoras reconhecidas no mercado audiovisual e garanta que os profissionais envolvidos estão aptos a exercer a função com excelência. Com isso na manga, você não terá problemas!

NÃO INVESTIR EM MARKETING DIGITAL

Um dos erros mais comuns é não divulgar a produção de vídeo institucional. Manter o vídeo somente no site da empresa não trará tanto resultado quanto você disponibilizar em outros canais como Youtube (Segundo maior buscador na internet), facebook, instagram, entre outros. É possível criar versões curtas do vídeo institucional para que você compartilhe por todos os aplicativos e redes sociais. Invista na divulgação do vídeo. Aumente o seu ROI. Fique atento a palavras-chaves, tags, hastags e SEO para garantir que seu vídeo seja encontrado de forma fácil.

CONTRATANDO A PRODUTORA DE VÍDEO

Realizar a produção de um vídeo tão importante para sua empresa deve ser muito bem planejado junto a uma produtora. Se você não tem nenhuma expertise no assunto, procure uma produtora vídeo que seja completa, que forneça conteúdo de qualidade, com equipe especializada em marketing e profissionais audiovisuais reconhecidos no mercado. Dessa forma, você garante o melhor conteúdo e maior objetividade na produção do vídeo. Pesquise bastante, assista os vídeos de portfólio e entre em contato para maiores detalhes.

Entre em contato com a Onze Trinta Produtora. Vamos te ajudar a produzir o seu vídeo institucional evitando todos os erros citados aqui neste post. Evite todos os erros acima contratando a produtora certa!

#videoinstitucional #vídeoparainstagram #vídeoparafacebook #vídeoparayoutube #videoparaempresa

53 visualizações