• Verônica Gubert

Como começar a iluminar uma cena?


Como começar a iluminar uma cena?

Como já adiantamos em outro post do blog, a iluminação de um vídeo é uma ferramenta narrativa imprescindível na hora de gravar um vídeo, pois ela não só ajuda a indicar ao espectador os pontos de destaque de uma cena, como também aponta a atmosfera e emoções a serem transmitidas.

Mas, quais são os passos para chegar nessa iluminação rica e atmosférica? Para começar, uma boa técnica básica é a “iluminação de três pontos”, que equilibra bem a equação entre iluminar e destacar objetos e pessoas.

A técnica tem esse nome por ser composta de três pontos de iluminação: luz principal, ou key lighting; luz de preenchimento, ou fill lighting; e luz de fundo, ou back lighting.

Como o nome indica, a luz principal é a que iluminará o “sujeito” da cena, criando o devido destaque ao que queremos mostrar. Por ser tão importante, costuma ser montada primeiro.

Já as luzes de fundo e preenchimento, apesar de também serem relevantes, estão à serviço da principal. A de preenchimento tem a função de eliminar sombras indevidas, “preenchendo” esses escuros - portanto, precisa ser bem equilibrada para não criar novas sombras, enquanto a de fundo cria um contraste entre o ponto principal da cena e o resto do ambiente, sendo posicionada atrás do objeto ou pessoa a ser retratado.

Para saber se este esquema de iluminação é ideal para a sua história, converse com a equipe da Onze Trinta e descubra quais são as melhores soluções para o seu vídeo!

#videoreceitas #videoinstitucional #vídeocampanha #produçãoaudiovisual #produçãodevídeo #vídeoproduto

77 visualizações