• Amanda Santos

O streaming chega às novelas: como a Globo renova sua audiência


O streaming chega às novelas: como a Globo renova sua audiência

A novela Órfãos da Terra se tornou a primeira a ter seus capítulos transmitidos por streaming, uma inovação na forma tradicional de ver folhetins.

"O streaming é uma das maiores ferramentas de compartilhamento de mídia dos nossos tempos."

Inclusive, até o fim deste ano, o serviço será a forma mais usada para se ouvir música, é claro que os outros modelos de mídia de entretenimento – como filmes e séries – não ficam atrás: hoje, ao recomendar uma série ou filme, a recomendação vem seguida destas palavras: “Tem na Netflix?”.

Segundo Brett Martin, autor de Homens Difíceis (Aleph, 2014), no fim dos anos 1990 a TV já havia passado por uma transformação com a chegada dos showrunners nas emissoras americanas. Contudo, outra transformação se dá a partir dos anos 2000 com a chegada de plataformas de streaming de vídeo, mudança que se torna definitiva na década seguinte, inclusive no Brasil.

Streaming no Brasil

No Brasil, os serviços chegaram também às emissoras de canais abertos, como Record e Globo. Esta última, inclusive, investe – e muito – em propagandas e conteúdo para seu serviço, o GloboPlay. Lançada originalmente em 2016, a plataforma hoje compete com outros serviços populares (como Netflix e Prime Video) com conteúdo exclusivo, séries nacionais e estrangeiras, novelas antigas e telejornais.

Inovando a forma de ver novelas

A inovação real, no entanto, veio neste ano: a novela da faixa das 18h, Órfãos da Terra (Duca Rashid e Thelma Guedes) se tornou a primeira a ter seus capítulos disponíveis 24h antes de irem ao ar na televisão. O segundo capítulo, inclusive, estava disponível para ser visto assim que acabou o primeiro.

A emissora já havia feito essa estreia prévia com algumas séries, como Supermax, Ilha de Ferro e Carcereiros, mas, com novelas, foi a primeira tentativa. E faz total sentido: apesar dos índices de audiência cada vez mais baixos na televisão, a novela Espelho da Vida (Elizabeth Jhin), também da faixa das 18h, se tornou a produção mais assistida no GloboPlay na época de sua exibição.

Outros planos

A estratégia com Órfãos da Terra parece ter dado certo: a emissora também começou a transmitir os capítulos de Malhação: Toda Forma de Amar da mesma forma. Desta maneira, a emissora se mantém relevante e une a tecnologia à narrativa seriada na forma de novela, tão tradicional e querida pelos brasileiros.

Tem uma história para dividir com o mundo? Entre em contato e conheça todas as soluções que oferecemos na Onze Trinta!

#streaming #videoreceitas #videoinstitucional #videoparaempresa #webserie #videopararedessociais

24 visualizações