• Verônica Gubert

Tendências em vídeo para 2019


Tendências em vídeo para 2019

Inovações tecnológicas que surgem a todo momento e o contínuo uso de dispositivos, como smartphones, no nosso dia a dia moldam as tendências de todos os mercados, incluindo o de vídeos. Para ficar a frente, produtoras de conteúdo devem observar todas as novas “ondas” e incorporá-las de acordo com as necessidades de cada cliente.

Acompanhe abaixo as principais tendências audiovisuais para 2019.

Vídeos em diferentes formatos

Fazer vídeos com o celular “em pé” faz parte da rotina da maioria das pessoas desde o início da “era dos smartphones”. A utilização do formato em escala 9:16 ficou, por muito tempo, restrita a esses vídeos mais pessoais, voltados ao uso informal em redes sociais, enquanto os profissionais davam preferência ao widescreen, em escala 16:9, do cinema e da TV.

Porém, o cenário está mudando: segundo dados do Google, mais de 70% do tempo de visualização do YouTube se dá em dispositivos mobile. Por isso, brands internacionais já estão começando a adotar o formato em campanhas e tudo indica que o filme na vertical ocupará outros espaços, inclusive o cinema.

A tela dos dispositivos também favorece o formato “quadrado”, 1:1. Ou seja: vídeos em 9:16 e 1:1 se tornaram uma opção criativa relevante para vídeos comerciais, institucionais e com foco nos serviços de streaming.

Vídeos em 360 Graus

Com o crescimento da realidade virtual, vídeo em 360 graus estão se tornando cada vez mais presentes. Por proporcionarem uma experiência mais imersiva, em que o público tem mais perspectiva do que nos filmes tradicionais, eles podem representar uma ótima ferramenta para clientes que buscam transmitir vivências, como empresas de turismo e hotelaria, por exemplo.

Transmissões ao vivo

Pesquisas indicam que streamings de vídeo ao vivo, em redes sociais como Instagram e Facebook, geram bastante engajamento e permanência do público.

Isso acontece pois a espontaneidade das transmissões ao vivo inspira mais confiança e autenticidade. Isso demonstra que investir nesse tipo de conteúdo no próximo ano é uma estratégia interessante para empresas.

Vídeoaula - Estudo em vídeo

Oferecer reciclagem e treinamentos aos funcionários de uma empresa pode oferecer muitas vantagens. Porém, a necessidade de terem que se deslocar até uma sala de aula e enfrentar pilhas de material pode ser um problema. Por isso, videoaulas são uma ótima alternativa: além da equipe assistir ao conteúdo no momento e da forma mais conveniente, mais pessoas podem consumir esse conhecimento de uma vez, e ainda de uma forma mais dinâmica.

Ensinamentos em vídeo também são uma opção de marketing para conquistar clientes em 2019.

#produçãodevídeo #IGTV #vídeoparainstagram #vídeoparafacebook #videoaula #vídeomarketing

43 visualizações