• Renata Alabi | Onze Trinta

Produção fotográfica: foto de gastronomia


Você conhece aquela expressão “Comer com os olhos”? A foto de gastronomia ou foto culinária representa bem essa vontade de querer comer e não poder!

Você sabia que essa expressão vem da Roma antiga? Deixava-se uma mesa farta de comida durante rituais fúnebres, mas que ninguém podia comer os alimentos! Era somente para apreciar, ou seja, comia-se com os olhos!

Essa é a sensação que a fotografia de gastronomia deve trazer! Se você vai a uma lanchonete, bar ou restaurante e vê fotos de comidas e que não são agradáveis aos olhos, o que você sente? A expressão comer com os olhos é tão forte em nossa cultura que precisamos enxergar a beleza da comida!

Veja as duas fotos abaixo:

(Fonte: Google Imagens)

A foto da esquerda pertence a um restaurante que investe em marketing e fotografia de conteúdo. A foto da direita pertence a um restaurante também conhecido, mas que não faz investimento em marketing de conteúdo.

Se você tivesse essas duas opções acima, uma do lado da outra, qual escolheria?

Se você fosse o dono do restaurante, quais dessas imagens você divulgaria?

A fotografia de gastronomia (fotografia de culinária) é tão importante quanto a comida que você serve! A foto da comida vai representar a qualidade do estabelecimento e deve despertar a vontade de comer.

Veja abaixo algumas fotos de culinária desenvolvidas pela Onze Trinta Produtora e sua equipe especializada em gastronomia!

FOTOS DE GASTRONOMIA - FOTOS DE CULINÁRIA

PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE GASTRONOMIA

O processo da produção de fotografia de gastronomia não é o mesmo que o processo da produção de fotografia still, por exemplo. Quando falamos em foto precisamos ter em mente que há profissionais especializados por segmento.

A foto de gastronomia exige técnicas e equipe que vão além do fotógrafo especializado e qualificado, tais como:

  • Diretor de arte para fotografia de gastronomia: cria o conceito visual e orienta a equipe para que o trabalho seja coeso. Este profissional trabalha a harmonização do ambiente, indicando a iluminação, paleta de cores, cenografia e etc.

  • Food Stylist para fotografia de gastronomia: deixa os alimentos mais atraentes para a fotografia. Este profissional trabalha com técnicas e químicas que dão maior textura e imagem a comida.

  • Chef de cozinha: cria e executa as receitas, de acordo com o público-alvo.

  • Modelos de mão: quando necessário, modelos servem como mão de chefs de cozinha para compor a cena

  • Entre outros.

A fotografia culinária serve para ilustrar cardápios, quadros, catálogos de supermercados, foto divulgação de receita e é uma excelente ferramenta de produção de conteúdo (marketing de conteúdo) para seu negócio!

Assista também alguns de nossos vídeos receitas:

(Vídeo receita: Batata rústica com maionese caseira - Supermercados Nagumo)

(Vídeo receita: Duo Mexicano - Supermercados Nagumo)

(Vídeo receita: Mac´n´cheese - Supermercados Nagumo)

Precisa de equipe qualificada e produção profissional para fotos culinárias do seu estabelecimento? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

#fotogastronomia #fotografiadegastronomia #fotografiadealimentos #fotodealimento #fotoculinária #fotografiadeculinária #produçãofotográfca #produçãofotográficadealimentos #vídeoreceita #vídeogastronomia

194 visualizações