• Verônica Gubert

O que é Mood Board?


Mood boards para vídeos corporativos

Como a Onze Trinta usa painéis semânticos em seus projetos

Quem trabalha com audiovisual e, como a Onze Trinta, produz conteúdos em vídeos que narram vários tipos de histórias, sabe da veracidade da máxima “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Porém, isso não se aplica somente aos produto final: aqui na produtora, nos valemos de imagens desde em todos os estágios de um projeto para hora de criarmos narrativas de sucesso. Inclusive, na fase de pré-produção, com o desenvolvimento dos chamados mood boards.

Um mood board, ou painel semântico, consiste em uma composição - física ou digital - de fotos, cores, palavras e até objetos cuja finalidade é apresentar o tema e o conceito visual de um projeto. Como já adiantamos no texto sobre storyboards, na Onze Trinta usamos o mood board a partir do momento em que temos o roteiro aprovado, ajudando nossos clientes a visualizarem as ideias do seu vídeo. “Percebemos que, além de ajudar o cliente a visualizar o projeto, nos auxilia na construção da narrativa, no tom, na paleta de cores, na locação, etc.”, explica Tati Falavinha, nossa CEO e diretora de arte.

Apesar disso, a pesquisa de referências começa antes: “Nós sempre realizamos pesquisas antes de qualquer projeto para entender como o segmento e concorrência se comportam, como é a comunicação, quem é seu público. Partindo dessa busca, nós estruturamos o nosso roteiro”, diz Tati.

Mas, qual é a “cara” de um mood board? Tati conta: “Nossa apresentação segue o padrão utilizado atualmente no cinema, assim fazemos pranchas de pesquisa em PDF. As finalidades são variadas: já fizemos pranchas para a indicação de características físicas de atores, de cenário e decoração, prancha de animação 2D com estética e cores e por aí vai”.

Nossa CEO revela que nem sempre usaram mood boards na hora de definirem projetos, e que entenderam a necessidade da ferramenta ao longo do crescimento da produtora. “No início, nos baseávamos muito mais no briefing do cliente, que é de extrema importância. Com o briefing, entendíamos os produtos de nossos clientes. Já eles, tinham mais dificuldade em enxergar o nosso, o que muitas vezes acabava gerando retrabalho. Hoje, eles praticamente enxergam o projeto final por conta dos painéis, além dos nossos roteiros com fotogramas de referência.

Quer ter a segurança de entender todas as etapas do seu filme? Então converse com a gente e descubra qual é a melhor solução para a sua ideia!

#videocampanha #videoinstitucional #videosinstitucionais #vídeoanimação #Animação2D #videoanimação2D #Vídeoanimado #videopararedessociais #videomarketing #vídeomarketing #marketingdeconteúdo #vídeoreceita #videoreceitas #vídeoculinária #vídeodegastronomia #vídeogastronomia

134 visualizações