• Renata Alabi | Onze Trinta

O que é briefing? Produza seu vídeo institucional!


Briefing é dar informações de forma objetiva para que alguém faça alguma coisa na forma que você deseja.

Para descontrair vamos utilizar o exemplo da lanchonete Subway.

Quando você chega no balcão você escolhe:

  • o tamanho do pão,

  • o tipo do pão

  • a proteína

  • o queijo,

  • se quer quente ou frio

  • os ingredientes que você gosta (por exemplo: alface, tomate, cebola, bacon etc)

  • os molhos de sua preferência

E... pega seu lanche!

Seu sanduba está pronto!

Esse processo que você fez em dizer ao atendente o que você quer e como você quer é a mesma coisa que um briefing!

Agora um exemplo na realidade de uma produtora de audiovisual.

Você quer contratar um vídeo institucional, entra em contato com a gente e realizamos o briefing, que pode ser por telefone, por videoconferência ou até mesmo presencial. A produtora tem o papel de entender a sua necessidade: como você quer o produto final e te ajudar a alcançar o público-alvo.

Segue abaixo as perguntas mais comuns no briefing de vídeo institucional:

QUAL A DURAÇÃO DO VÍDEO INSTITUCIONAL?

Queremos entender quantos minutos de vídeo você deseja. Apesar que muitas vezes nós mesmos sugerimos o tempo, dependendo do projeto.

QUAL O MEIO DE VEICULAÇÃO DO VÍDEO INSTITUCIONAL?

Onde você vai divulgar o vídeo? Essa questão é muito importante, pois há diversos tipos de veiculação: interna e exclusiva, internet, TV, cinema, redes sociais e etc. E cada um desse setor tem um custo diferente. Sim! Você sabia que para divulgar algo na TV (e em tantas outras mídias) existe uma taxa cobrada pela ANCINE? Então, isso é MUITO IMPORTANTE!

QUAL O PÚBLICO-ALVO DO VÍDEO INSTITUCIONAL?

Saber quem irá assistir o vídeo é essencial para trabalharmos a linguagem de acordo com o público. Um vídeo institucional para novos colaboradores tem uma linguagem e quantidade de profissionais envolvidos diferente de um vídeo institucional comemorativo de Dia das Mães, que venha ser divulgado na internet, por exemplo.

O QUE VOCÊ PRETENDE ABORDAR NESTE VÍDEO INSTITUCIONAL?

Entender se você quer transmitir uma ideia ou uma história (storytelling), se quer inserir depoimentos de colaboradores, clientes ou consumidores, se vai ter animação 2D e etc. O "O quê?" e "Como?" são perguntas frequentes. Todo detalhe é importante!

Vamos lembrar que cada solicitação é diferente! O briefing ajuda a entender o que o cliente precisa (o quê, como, onde, quando) para chegar no projeto ideal e depois fazer um orçamento que encaixe nesse modelo.

É muito comum o briefing acontecer antes e depois do orçamento. Mas vamos explicar melhor sobre este assunto em outros posts!

Já está pronto para fazer seu primeiro briefing? Entre em contato com a gente ainda hoje e seja você também parceiro da Onze Trinta Produtora.

#videoinstitucional

706 visualizações