• Verônica Gubert

Para que serve locução em vídeos institucionais?


Para que serve locução em vídeos institucionais?

A Onze Trinta bateu um papo com a locutora Malu Pontes para saber a importância do voice over em vídeos para empresas

Em produtos audiovisuais, o áudio é tão importante quanto a imagem. Assim como Como indicamos anteriormente em nosso post sobre Motion Graphics, sons são tão importantes para contar uma história, quanto o que é capturado pela lente. E isso vale não somente para narrativas de ficção, como acontece no cinema, mas também para filmes institucionais, de produtos, vídeos culinários e etc. E quando a imagem não é suficiente para passar certa mensagem de nossos clientes, a Onze Trinta recorre a um tipo de profissional muito importante para resolver: o locutor!

Para entender melhor o papel do voice over, como também é conhecida a locução, em vídeos, batemos um papo com Malu Pontes, a “voz” dos nossos vídeos. Locutora e apresentadora poliglota, Malu é a voz dos canais HBO Cinemax e NET NOW e de empresas renomadas como Vivo, Sony, Embratel e Nestlé, entre muitas outras.

(Assista o vídeo acima e também escute a voz da Malu!)

Blog Onze Trinta: Malu, como você descreveria o trabalho de locução para quem não o conhece?

Malu Pontes: A locução é dar voz a tudo o que nos cerca: filmes publicitários, atendimentos digitais, telefonia, comerciais de rádio, institucionais, serviços - tudo necessita da voz, de som e imagem! É uma profissão constante, rentável e que nunca vai acabar, pois sempre precisamos do "toque humano" nas relações.

BOT: No Brasil, como alguém se torna um locutor? E qual foi o seu caminho até esta profissão?

MP: No Brasil, existem cursos técnicos e superiores. No meu caso, estudei em uma escola técnica, pois precisava entrar rapidamente no mercado de trabalho. Depois disso, me aperfeiçoei na locução fazendo diversos cursos, como teatro (fundamental para locução publicitária) e idiomas - falo e gravo em quatro idiomas diferentes, por enquanto...rs

BOT: Assim como na locução, profissionais também emprestam suas vozes em trabalhos de dublagem. Mas qual seria a diferença entre os dois?

ML: Os dubladores são obrigatoriamente atores e dão voz à personagens; já o foco do locutor são outros trabalhos, como a publicidade, rádio e TV.

BOT: Na sua opinião, qual é o segredo para uma boa locução?

ML: Cuidar da voz em primeiro lugar - evitar o álcool, pois resseca as cordas vocais, jamais fumar, não ir à baladas ou lugares onde seja preciso gritar para falar. Se eu tenho gravação no dia seguinte - e eu sempre tenho! rs - não saio na noite anterior. Ou seja, quase nunca saio para badalação noturna).

Outra dica é nunca parar de estudar: o grande erro de muitos locutores é parar no tempo e achar que uma bela voz traz trabalhos. Também investir em marketing, se divulgar sempre, ser pontual e manter bom relacionamento com os estúdios.

Para saber mais sobre o trabalho incrível da Malu, saber se a locução é uma boa solução para a sua história, entre em contato com a gente e descubra!

#videoinstitucional #videocampanha #locuçãofeminina #locução #vídeoinstitucional #videosparaweb

77 visualizações