• Verônica Gubert

Para que serve a iluminação em um vídeo?


Para que serve a iluminação em um vídeo?

Pode não parecer, mas a luz é um elemento importantíssimo do processo de gravação de um vídeo. “A maneira como você ilumina a cena ajuda a contar a história para o seu espectador”, explica Raul Fernandes, CEO e diretor de fotografia da Onze Trinta. Assim, uma cena dramática, quando mal iluminada, não causará o devido impacto.

Uma luz mais contrastada pode trazer dramaticidade, densidade para a cena. Uma cena mais iluminada pode trazer sensação de limpeza, sobriedade e paz”, diz o nosso diretor de fotografia.

Mas, além de transmitir emoções, a iluminação de um vídeo também indica pontos de destaque a quem assiste: a luz correta pode direcionar o olho da audiência a objetos e detalhes específicos, o que é muito determinante em vídeos comerciais.

Segundo Raul, um vídeo de culinária, por exemplo, “pede uma luz com menos contraste no apresentador e uma iluminação mais pontual nos processos de cocção, pois precisamos trazer para o expectador uma vontade de consumir aquele alimento”.

Na Onze Trinta, a iluminação é definida após o roteiro aprovado. “Com o conceito do vídeo definido pensamos no storyboard e levantamos referências de como queremos a cena. Também fazemos uma visita técnica antes da gravação para entender o local, ver como a luz ambiente interfere e quais equipamentos precisamos para chegar na luz que idealizamos para o projeto”, completa Raul.

Agora você pode perguntar: mas qual é o melhor equipamento de iluminação para vídeo? Para Raul, cada cena pede um equipamento diferente. Por isso, contamos com uma variedade de soluções em equipamentos, que suprem as necessidades de todos os tipos de projetos.

Para começar 2019, colocando suas ideias em prática, entre em contato com a equipe da Onze Trinta e conheça o que podemos oferecer ao seu projeto. E se ficou com vontade de saber mais, continue acompanhando as novidades do blog ao longo deste ano, pois estamos preparando posts especiais para vocês!

#vídeogastronomia #fotografiadegastronomia #vídeodegastronomia #fotografiadeculinária #vídeoculinária #produçãodevídeo #vídeoinstitucional

32 visualizações