• Amanda Santos

O que é food styling?


Em semana de trabalhos com comida, o blog da Onze Trinta traz uma das faces da produção, o food styling.

Tornar um alimento visualmente atraente. Basicamente, isto é o food styling. No entanto, não estamos falando das fotos feitas com o celular de pratos gourmet que colocamos no Instagram apenas; o food styling é o ato de contar uma história com a comida, para transmitir da melhor forma seu sabor, textura ou qualquer outra sensação que deve ser percebida na foto ou no vídeo.

Comer com os olhos

O profissional da área, o food stylist, é o responsável por apresentar da melhor maneira possível o alimento, e precisa entender não só de comida (claro), mas também de fotografia, iluminação, moda, cultura e ainda compreender a relação entre quem cozinhou e o resultado final. Afinal, também se come com os olhos, e a aparência é um fator tão importante quanto o sabor.

Novo estilo de vida

A profissão e a área vêm crescendo conforme os modos de vida vão se transformando: não são mais aceitáveis as comidas envernizadas, quase embalsamadas, que víamos nos anos 80 e 90. Hoje, a comida deve ser mostrada como é, com o máximo possível de luz natural, com o mínimo possível de edição estética. Com o retorno ao feito em casa, quase minimalista, a ideia é que tudo pareça ser do jeito que realmente é, mesmo que para isso sejam necessários alguns pegadores e algumas molas para manter uma torrada inclinada, ou uma fruta no lugar.

Publicidade

A maioria dos trabalhos de food styling pode ser encontrada em ações publicitárias. Mas também é possível ter como um hobby, principalmente se você for fã de restaurantes que têm como característica comidas em apresentações incríveis. Até mesmo as redes de fast food, conhecidas por seus alimentos processados, estão recorrendo aos profissionais da área para deixar mais apetitosos seus produtos. É uma área que só tende a crescer.

Na Onze Trinta contamos também as histórias de alimentos, comidas e tantas coisas mais. Você tem uma história para contar? Conheça o que a Onze Trinta pode fazer por você.

#foodstylist #foodstyling #videoreceitas #foodporn #videosreceita #receitas

111 visualizações