• Amanda Santos

Especial Carnaval: 13 Filmes e Séries Nacionais que Retratam a Festa


Por aqui a gente sabe que nem todo mundo é de bloquinho ou desfile. Há os que preferem a boa e velha companhia de uma pipoca e uma boa série ou um bom filme, e tudo bem! Então para aproveitar esse feriado reunimos algumas dicas de filmes e séries nacionais com o tema carnaval, para quem curte a festa mas não tanto a muvuca, ou para matar a saudade que fica depois da quarta-feira de cinzas:


1. Allô, Allô Carnaval (1936)

Dois autores procuram empresário para bancar a revista musical “Banana da Terra”. Musical com participação de nomes como Carmen Miranda, Oscarito e Jaime Costa, além de outros grandes nomes da era de ouro do rádio brasileiro.


2. Teréré não Resolve (1938)

Comédia Vaudeville com Paulo Gracindo e Procópio Ferreira. Três casais no Rio de Janeiro na época do carnaval. Uma das mulheres aposta que todos os maridos são infiéis e enviam convites aos seus respectivos para um baile de carnaval. As esposas, disfarçadas, comparecem ao baile, instaurando aí uma grande confusão.


3. Orfeu Negro (1959)

Uma releitura da história mitológica de Orfeu e Eurídice, adaptada para o teatro por Vinícius de Moraes e então revisitada para o cinema por Marcel Camus. No Carnaval, o sambista Orfeu se apaixona por Eurídice, mas a ex-noiva dele descobre e fará de tudo para impedir o romance. Com Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira e Léa Garcia. O filme chegou a levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (para a França) e, recentemente, foi anunciada uma peça na Broadway com o mesmo nome, e músicas de Tom Jobim.


4. Quando o Carnaval Chegar (1972)

O empresário de um grupo de cantores sem sucesso consegue um contrato para que se apresentem em homenagem a um rei que chegará à cidade para o Carnaval. Como destaques, a trilha sonora composta por Chico Buarque e as participações de grandes nomes da música popular brasileira como Maria Bethânia e Nara Leão. Com Hugo Carvana, Antônio Pitanga, Chico Buarque e José Lewgoy.


5. Filhos do Carnaval (2006-2009)

Série dramática original do canal HBO, criada por Cao Hamburger e Helena Soarez, conta a história de Anésio Gebara, dono de escola de samba e banqueiro de jogo do bicho, e seus quatro filhos, Anesinho, Claudinho, Brown e Nilo. Após o suicídio de Anesinho, braço direito do pai, os outros irmãos disputam para ocupar o cargo deixado. Com Jece Valadão, Felipe Camargo, Thogum, Enrique Diaz e Rodrigo dos Santos.


6. Ó, Paí, Ó (2006)

Em um cortiço no Pelourinho, todos os moradores tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. Com Wagner Moura, Lázaro Ramos, Dira Paes e Stênio Garcia.


7. Rio (2011)

Entra na nossa lista por ter diretor brasileiro, Carlos Saldanha. Uma arara azul chamada Blu, criada nos Estados Unidos pensa que é a última arara de sua espécie, porém quando descobre que Jewel, uma fêmea, vive no Rio de Janeiro, Blu vai ao seu encontro. Os contrabandistas capturam Blu e Jewel, mas as aves escapam e começam uma aventura arriscada rumo à liberdade, tudo no meio do carnaval da cidade. Foi indicado ao Oscar de melhor canção original em 2012, com a canção "Real in Rio", de "Rio", música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett.


8. Damas do Samba (2013)

Um breve passeio sobre a história das mulheres que fazem o carnaval desde o princípio do samba no Rio de Janeiro. Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Com Beth Carvalho e Mariene de Castro.


9. Trinta (2014)

Cinebiografia de um dos maiores e mais criativos carnavalescos do Brasil, Joãosinho Trinta. O filme mostra sua trajetória, do anonimato ao sucesso, desde o início de sua carreira como bailarino no Rio de Janeiro, até chegar ao posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, famosa escola de samba carioca. Com Matheus Nachtergaele.


10. O Samba (2015)

O cantor, compositor, escritor e bamba Martinho da Vila guia o espectador através do gigantesco mundo do samba investigando as origens do ritmo, destacando sua importância em diferentes esferas, contando histórias sobre sua carreira e apresentando sua agremiação do coração, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.


11. Axé: Canto do Povo de um Lugar (2017)

Claro que nesta lista não poderia faltar um dos ritmos que mais fazem sucesso nos carnavais, blocos e festas pelo país: o axé. No documentário de 2017, há a busca pelas origens e influências do ritmo baiano. Com Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e outros grandes nomes do gênero.


12. 3% - 2ª Temporada

Em um Brasil distópico e dividido, apenas três por cento da população consegue passar para o Maralto (local com toda a infraestrutura necessária e meio de vida confortável), e a seleção é realizada através de uma série de provas todos os anos. Em sua segunda temporada, a primeira série original Netflix completamente nacional traz uma cena que ilustra o carnaval no Continente, a parte pobre do país. Com Liniker e o bloco Ilú Obá de Min.


13. Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019)

Para encerrar nossa lista, um documentário. Na cidade de Toritama, mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Os trabalhadores, que são chefes de si mesmos, trabalham muito o ano inteiro, exceto no carnaval. Nessa época, eles vendem tudo e podem descansar no litoral. Do mesmo diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus, Marcelo Gomes.



Aqui na Onze Trinta cada um curte o carnaval de um jeito, e é por isso que conseguimos contar as mais variadas histórias. Profissionais plurais, audiovisualmente transformadores. Saiba o que a Onze Trinta pode fazer por você!

0 visualização