• Verônica Gubert

Como a Onze Trinta edita vídeos corporativos?


Como a Onze Trinta edita vídeos corporativos?

Entenda melhor o processo de montagem dos projetos audiovisuais da produtora

“O processo de cortar e unir partes de filme para criar um um projeto cinematográfico artisticamente completo e conciso. Os termos editar, cortar e montagem costumam ser aplicados intercambiavelmente ao processo. Na montagem, a ênfase é na justaposição de ideias resultantes do processo; cortar ressalta a o trabalho físico com a película; e editar engloba os dois”.

Essa é a definição da enciclopédia Britannica, para a edição no audiovisual. Já para o dicionário Michaelis, a técnica refere-se a “seleção e combinação de materiais filmados ou gravados com a finalidade de compor um filme ou um programa. Seleção e organização de cenas ou sequências gravadas simultaneamente por diferentes câmaras; montagem.”

Ou seja: editar um vídeo é pegar um material bruto previamente gravado, separar suas partes e reorganizar o material de forma a dar um sentido artístico para o novo produto. Desde o fim do século XIX, com a expansão do cinema, a edição vem sendo repensada e melhorada para se adequar às novas ondas e tecnologias que chegam regularmente. Com tudo isso, como será que a Onze Trinta aborda a edição em seus projetos?

Segundo Raul Fernandes, diretor de fotografia e CEO da produtora, a edição é dividida em etapas.”Primeiro, fazemos o processo de backup dos arquivos gravados - as cópias de segurança. Em seguida, realizamos uma pré-seleção do que deve ser usado na edição. O próximo passo é a decupagem, em que selecionamos as melhores cenas e fazemos uma montagem simples do vídeo. Depois, vamos para a montagem propriamente dita, seguida da edição de áudio, correção de cor, criação e inserção de artes no vídeo e a finalização”.

Mas, será que a Onze Trinta investe em algum diferencial na hora de montar seus vídeos? Raul explica que, para a empresa, o mais importante é o impacto gerado no público por conta da edição. “Nossa assinatura está no processo como um todo. Acreditamos que um vídeo deve emocionar e gerar valor. Esse conceito é aplicado em todas as etapas da construção de um vídeo”, revela.

Raul também conta que a montagem é tão importante que há reconhecimento específico dela na área. “Existem várias técnicas de edição, temos até premiações para montagem nos principais eventos do cinema. Acima de tudo a edição deve traduzir o roteiro de modo que o espectador fique preso à história e aos personagens, fazendo com que não perceba que está assistindo a um filme. Ela deve fazer quem está assistindo esquecer da vida por um momento.”

Para alcançar uma boa edição, o CEO dá a dica: “Trabalhar com equipamentos de qualidade é essencial para o workflow de qualquer empresa, isso garante agilidade e precisão em qualquer atividade.”

Se quiser saber como é possível montar a sua história, entre em contato com a Onze Trinta e descubra!

#ediçãodevídeo #produçãodevídeo #Animação2D #vídeoanimação #videocampanha #videoinstitucional #videomarketing #videopararedessociais

33 visualizações