• Verônica Gubert

O que é direção de arte?


O que é direção de arte no audiovisual?

“Em algum ponto da linha de celuloide entre roteiro e filme editado, um artista desenvolve um “look” para o vídeo, traduzindo conceitos em formas e texturas [...]. Na arte colaborativa conhecida como cinema, é o diretor de arte que une desenho, pintura, arquitetura, decoração e engenharia para criar a realidade física na qual um filme se molda”.

Essa definição do profissional de direção de arte foi publicada há três décadas no jornal The New York Times . E ainda vale até hoje. Um diretor de arte é responsável pela estética de um vídeo, é quem cria um conceito e unidade visual para a história junto à equipe, concebendo um “mundo real” em 3D, com objetos, roupas, paredes e etc., para o roteiro que está no papel.

Conhecido na indústria cinematográfica americana como “production designer”, esse profissional faz muitas pesquisas, define paletas de cores, e direciona a escolha e desenvolvimento de cenários, trajes, maquiagem, produção de objetos e efeitos visuais.

“Eu me vejo como a mão do diretor. Meu trabalho é entender como um diretor lê um roteiro e o que ele deseja alcançar visualmente”, explica David Gropman, designer de produção de filmes visualmente ricos como As Aventuras de Pi e Chocolate:

Por isso, na equipe da Onze Trinta não poderia faltar um profissional de direção de arte, para garantir que a sua ideia ganhe vida em qualquer tela.

#direçãodearte #produçãodevídeo #Produçãodevídeo2D #vídeoinstitucional #vídeocampanha

33 visualizações