• Verônica Gubert

O que é direção de fotografia?


Você sabe o que é direção de fotografia?

Filmes são fotos em movimento. Como consequência, a criação de vídeos exige “fotógrafos” diferentes.

Para as “imagens que se mexem” temos os diretores de fotografia, profissionais que dominam as técnicas da chamada cinematografia: a arte de “captar e projetar imagens em sequência, dando a ideia de movimento” (Michaelis).

Dessa forma, se uma única fotografia é cheia de significado e uma narrativa em si, nos vídeos é preciso trabalhar a relação entre uma sucessão de imagens, atividade que pede um conjunto de de conhecimentos específicos.

Para entender melhor na prática: segundo a Encyclopedia Britannica , cinematografia “envolve a composição de uma cena, a iluminação do set, a escolha das câmeras, lentes e filtros, os ângulos e movimentos de câmera, além da integração de qualquer efeito especial. Essas atividades podem envolver uma equipe liderada por um diretor de fotografia, cuja responsabilidade é alcançar as imagens fotográficas e efeitos desejados pelo diretor”.

Assim, o diretor de fotografia tem em sua bagagem tanto know-how técnico, quanto uma sensibilidade artística. Com suas habilidades usa luz e equipamentos para representar toda linguagem, atmosfera e sentido que foram colocados no roteiro em vídeo. Por isso, é uma das peças fundamentais na hora de contar uma história e passar a mensagem dos clientes em vídeos institucionais.

Se a sua empresa tem uma história para contar, entre em contato com a gente! Aqui na Onze Trinta todos os projetos contam com direção de fotografia para traduzir sua ideia em imagens da melhor forma possível.

#Produçãofotográfica #produçãodevídeo #vídeoconceitual #direçãodefotografia #oquefazumdiretordefotografia

45 visualizações