• Amanda Santos

Animação 2D: Comunicação Efetiva e Simples em Tempos Complexos



São tempos difíceis. Uma situação completamente nova para todos. Em duas semanas, tudo parou: estávamos todos levando nossas vidas tranquilamente e, do dia pra noite, nos vemos instalados em nossas casas, em quarentena e tendo que tomar medidas específicas de proteção.


Nós aqui da Onze Trinta, por exemplo, estamos todos trabalhando de casa. Estamos tomando as providências para proteger nossos amigos e parentes dessa pandemia e, por isso, decidimos que não frequentar a nossa sede é o melhor a se fazer. Mas, e os locais que precisam ficar abertos e atendendo ao público, ou as empresas que se sentem na obrigação de dar explicações, como proceder se não é possível gravar um vídeo com uma equipe extensa, atores e outros profissionais envolvidos? A resposta é simples: através da animação 2D.


A animação tem uma vantagem muito grande em tempos de distanciamento social: por depender unicamente da tecnologia e dos programas e profissionais especializados, pode ser realizada de forma remota, sem a necessidade de uma equipe instalada em uma sala apenas. Além disso, ela deixa simples algo que parece ser complexo, e apela para o senso de interpretação de imagens e signos que faz com que a mensagem seja melhor absorvida (quem nunca usou a máxima “quer que eu desenhe?” para explicar algo?) e compreendida pela mente de quem assiste. Só benefícios!


Só na última semana vimos pelo menos três comerciais com veiculação nacional, de grandes marcas ou órgãos públicos, na sequência, explicando as medidas tomadas por cada um durante esta crise. Interessante, não? Nós também usamos o 2D como parte de nossa comunicação:




Podemos não estarmos nas ruas com câmeras e equipe, mas lembramos que a animação 2D é uma de nossas especialidades por aqui, e que esse recurso é um dos que vão nos manter de pé e passar por tudo isso. Portanto, se você tem algum projeto em animação 2D, converse com a gente!


Vamos sair dessa juntos!


13 visualizações