• Amanda Santos

A Obra de Frida


A artista Frida Kahlo é uma de nossas favoritas por aqui. Nossa diretora de arte tem até tatuagem em homenagem! Mesmo com sua morte - que ocorreu há quase 70 anos, em 1954 - a artista continua a inspirar seus fãs e muitos outros artistas.


Arte vibrante, vida turbulenta

Frida Kahlo nasceu em 1907 e, ainda na infância, contraiu poliomielite, doença que atrofiaria uma de suas pernas, e levaria a artista a começar a usar uma de suas maiores marcas: as grandes saias longas. Frida começa a se interessar pelas artes cedo, principalmente pela fotografia. Mas o que mudaria sua vida para sempre ainda estava por vir, ao sofrer um acidente aos 18 anos, tendo uma barra atravessada em seu corpo. Esse acidente a deixou paralisada por muito tempo. Com seu corpo engessado e tendo realizado mais de 30 cirurgias para se recuperar, foi na pintura que Frida encontrou sua verdadeira vocação.


Sentimentos transformados em arte

Por toda sua vida Frida transformou suas frustrações, sofrimentos e outros sentimentos em arte. Como um grande livro, sua obra também é sua biografia, sua vida para todos verem. Desde seus consecutivos abortos (causados pelas perfurações que o acidente deixou em seu abdômen), seu relacionamento conturbado com Diego Rivera, e até seu abuso de álcool, que resultou em seus pés amputados.


Legado e memória

Frida levantou diversas questões que até hoje permeiam nossa sociedade, como direitos das mulheres, e outros temas do íntimo feminino que não eram representados na arte, como o abortos, partos e feminicídios. Além disso, sua figura marcante sempre se destacava, sempre mantendo suas sobrancelhas grossas e marcantes, abusando das cores e estampas florais e étnicas em seu vestuário, usando grandes bijuterias de influência mexicana, além de levar consigo a atmosfera do México em seus móveis, enfeites e demais objetos, independentemente do local onde fosse morar.


Importância

Frida Kahlo é tão importante para a história e para a arte que seu trabalho continua a inspirar e a ensinar diversas pessoas, não apenas artistas. E agora seu legado está preservado também de forma digital, através da plataforma Google Arts and Culture. Chamada de Faces de Frida, a plataforma concentra todo seu trabalho, referências e as diferentes inspirações que a artista ainda causa. Uma delas, inclusive, é um admirado espetáculo de dança realizado pela companhia Dutch National Opera.



Frida Kahlo sofreu muitas dificuldades e dores por toda sua vida, e as transformou em arte. Nós da Onze Trinta nos inspiramos em sua capacidade de criar através dos percalços. Quer saber mais como agimos mesmo em dificuldades? Saiba o que a Onze Trinta pode fazer por você.

7 visualizações