• Renata Alabi | Onze Trinta

10 dicas de vídeo institucional para negócios no facebook


Antes da era digital de redes sociais, o vídeo institucional era transmitido internamente nas empresas. Quem se lembra de sentar na sala do chefe para assistir um longo filme sobre a empresa? Tinha vídeo que durava cerca de 40 minutos e depois ainda te perguntavam sobre o conteúdo! E ai de você se não terminasse o trabalho a tempo naquele dia!

Com a tecnologia tudo isso mudou e O VÍDEO INSTITUCIONAL PARA REDES SOCIAIS CHEGOU!

Com a chegada das redes sociais, compartilhar conhecimento e negócios ficou ainda mais fácil! Hoje em dia a maioria das pessoas estão conectadas quase que 24 horas. O facebook se tornou a maior e mais rentável rede social do mundo.

O público-alvo é muito variado e isso facilita demais a propagação de novidades; seja na área de produtos, negócio, conhecimento, escolas, cursos e etc. Uma pessoa curte o seu post, depois vem o amigo dessa pessoa e curti também. Aí esse amigo compartilha, aí outro amigo curte e assim vai gerando um ciclo de divulgação orgânico, que é aquele que não precisa de incentivo financeiro para propagar.

Claro! O Facebook tem uma área específica que cuida de anúncios para seu negócio e, com certeza, é um valor válido de investimento! Mas para investir não basta você ter só o dinheiro, precisa de material para veicular! Você precisa de um vídeo institucional voltado para facebook para que atinja o máximo de pessoas dentro do perfil que deseja!

É hora de captar e fazer negócio!

Segue 10 dicas de vídeo institucional no facebook e para ajudar a crescer o seu negócio:

CRIE UMA FANPAGE

No Facebook é possível criar fanpages de empresas, que nada mais é do que uma área dedicada ao seu negócio. Você pode divulgar os vídeos institucionais, fotos institucionais, conteúdos pertinentes ao seu negócio, divulgar seus produtos, entrar em contato com seus clientes, entre outros.

Esta fanpage vem com o nome do seu negócio personalizado. Por exemplo, aqui na Onze Trinta Produtora o nosso canal no Facebook é www.facebook.com.br/onzetrinta.

Dessa forma, cria-se maneiras diferentes das pessoas encontrarem o seu negócio, pois serve como "segundo site" da empresa. Lá constará, também, os dados de contato: site, endereço, horário de atendimento, canal de atendimento etc.

DIVULGUE SUA FANPAGE

Divulgue sua fanpage do facebook para pessoas certas. Procure o público que vá curtir o conteúdo, que seja da área e que se torne um cliente potencial. Vá alimentando sua rede de curtidas, inserindo conteúdos bacanas para ganhar maior prestígio e realizar mais pra frente um anúncio que possa ajudar ainda mais você!

CONHEÇA O SEU PÚBLICO E POTENCIAIS

Saber com quem e para quem você vai passar uma mensagem é uma das partes mais importantes! De acordo com o Sebrae: "A definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa, podendo passar por readequações ao longo do tempo. Ter uma definição mais completa do público certamente ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing." E, com isso, gera-se um resultado mais lucrativo. Então, o estudo do público-alvo para vídeo institucional é constante!

FAÇA DIFERENTE: SEJA PROFISSIONAL

É muito comum encontrar vídeos amadores nas redes sociais. É tão comum que o vídeo profissional faz muito mais diferença! Você contará com equipe especializada, que estudou para fazer o que faz. Fazer vídeo não é simplesmente clicar botão e filmar. Exige estudo de mapeamento do local, luz, equipamento, softwares, profissões capacitados para desenvolver o técnico e o criativo e etc. A lista é enorme! E o resultado será o retorno em visualizações, novos clientes, novos prospects e por aí vai...

ESCOLHA O TEMA DO VÍDEO INSTITUCIONAL

É aqui que você vai prender a atenção do público. Escolher o tema certo significa encontrar as pessoas certas. O calendário mundial tem muita comemoração interessante que você pode pegar como ideia, mas não é necessário ficar "preso"a datas comemorativas. Pode-se fazer vídeos institucionais específicos para produtos, mostrar um dos valores da sua empresa, algum case de sucesso, entre tantas outras ideias. E, se ainda assim você tiver dificuldade em escolher o tema ideal, contate a sua produtora e façam um brainstorm de ideias.

Segue abaixo algumas sugestões de vídeos institucionais para Facebook. É legal lembrar que há dezenas de opções, aqui estamos listando apenas as mais comuns:

  • Benefícios do seu produto: que tal criar diversos vídeos de produtos, um para cada benefício? Essa é uma ideia muito bacana para divulgar nas redes sociais.

  • Como adquirir o seu produto: mostre todos os caminhos de como o cliente pode chegar até o seu produto. Um vídeo explicativo institucional funciona bem aqui!

  • Qual a missão e valores da empresa: mostre aos seus clientes e futuros colaboradores o quanto vocês são engajados em seus valores e missão e como tudo isso funciona dentro da empresa

  • Dia das mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças: capte depoimentos das mães, pais e/ou dos filhos; crie um projeto surpresa e grave a reação deles! Não existem regras. Deixe a criatividade rolar. Surpreenda seu público!

  • Dia Internacional da Mulher: qual mulher não fica feliz ao receber uma homenagem?

  • Natal e Ano Novo: desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo pode até soar clichê, mas já percebeu quantas compartilhadas um vídeo institucional comemorativo como esse tem? Pense e reflita!

ENTENDA A PRODUÇÃO DE UM VÍDEO

De nada adianta você querer fazer um vídeo institucional voltado para o Facebook se o seu conhecimento é nulo. Você não precisa ser expert, mas entender alguns passos são muito importantes para que o resultado seja ainda mais gratificante! Acompanhe nosso blog!

DEFINA A DURAÇÃO DO VÍDEO

Quando você está no Facebook e se depara com um vídeo, como você reage? Quanto tempo um vídeo prende a sua atenção?

Com base na sua experiência e nas de outros usuários, pesquisam mostram que um vídeo pode ter até dois minutos e meio. Sabe o famoso conceito de "Menos é Mais"?

O ideal é que você crie vídeos curtos para Facebook, com versões estendidas para YouTube, Vimeo, entre outros.

FAÇA UM BRAINSTORM COM A PRODUTORA

Quando você chegar ao primeiro escopo do vídeo institucional para Facebook, repasse sua ideia junto com com a produtora. Esses profissionais são cheios de criatividade e podem te auxiliar com novas ideias, conceitos e sugestões para que o vídeo se encaixe perfeitamente na rede social!

ELABORE UM PRÉ-ROTEIRO

Como vou fazer um roteiro se eu não sei nem o que é isso? Calma! Vamos te ajudar!!! O Roteiro nada mais é do que um documento que transmite toda a ideia do vídeo. Você vai descrever cada passo do vídeo. Por exemplo:

IMAGEM X

AUDIO Y

Cena 1: imagem aérea da fábrica do interior de São Paulo

ENTRA O SOM (trilha)

SAI O SOM

ENTRA LOCUÇÃO: Na empresa Fictícia nós valorizamos a ética, profissionalismo, prazo e qualidade

Cena 2: Depoimento da Presidência da empresa

SAI O SOM

ENTRA DEPOIMENTO

Este exemplo acima de como fazer o roteiro de vídeo institucional é um modelo simples, mas que ajuda muito na hora de elaborar um orçamento ou detalhar o projeto.

Com um pré-roteiro em mãos você consegue visualizar melhor como gostaria de passar a mensagem no vídeo através das cenas e áudio. Depois, junto com a produtora será elaborado um roteiro profissional.

CALL TO ACTION

Depois de todas essas etapas você pode criar um botão (o famoso "call to action. em português: chamada para ação), que dará ainda mais destaque ao seu vídeo institucional no Facebook. É o momento da divulgação! Acompanhe essa trajetória e os resultados e se prepare para os próximos vídeos, pois o sucesso de retorno é incrível!

Se esse post te ajudou, ele pode ajudar outras pessoas também! Compartilhe no seu Facebook! FAÇA PARCERIAS!!!

Assista ao vídeo institucional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que produzimos para Delboni, que bombou nas redes sociais!

Solicite já orçamento, sem compromisso! Seja você também parceiro da Onze Trinta Produtora.

#videocampanha #videoinstitucional #videoproduto

422 visualizações