top of page

Você sabe o que é Marketing full-funnel?


Agora sim, 2023 começou! Depois de todas as festas possíveis o ano finalmente começa e para maximizar os resultados do seu marketing é preciso entender o conceito de full-funnel ou marketing de funil completo. Parece complicado, mas não é. Vem comigo!


Com certeza você já está habituado com o funil de marketing, certo? Primeiro você gera leads, depois seleciona os leads qualificados, avalia os problemas dos seus possíveis clientes, encontra soluções para eles, converte esse cara em cliente e por fim fecha o negócio. Essa é uma estratégia que vem sendo usada há muitos anos e ainda é uma realidade para o mercado. Em termos de investimento, você provavelmente foca mais nas duas primeiras etapas do funil e espera que com um bom relacionamento e portfólio seu cliente percorra toda a jornada.


Agora que recapitulamos podemos falar com mais profundidade de full-funnel. O funil de marketing considera uma jornada linear de compra, mas na verdade sabemos que não é assim. Muitas vezes os clientes, falando em produto e também em serviço, estão navegando por todas as etapas do funil, ao mesmo tempo que ele está em uma busca superficial ele pode ter uma dúvida específica e assim ele vai caminhando em todas as direções.


Um exemplo: seu cliente acabou de descobrir seu produto por um anúncio no YouTube, enquanto assiste ao vídeo ele entra no seu Instagram e em poucos cliques deixa de ser um lead topo de funil para ser uma pessoa que já criou conexões com a sua marca. A trajetória desse cliente hipotético é completamente não linear e ele ocupa ao mesmo tempo o topo e o meio do funil de marketing. Outra possibilidade é termos um cliente que entrou no funil pelo meio e não pelo topo: ele viu um influencer mostrando sua solução e automaticamente já criou uma conexão com a marca, em um clique ele já se torna um cliente com questões que podem ser resolvidas por você, mesmo sem nunca ter ouvido falar da sua empresa.


Que estratégias podemos colocar em prática para aproveitar todas as etapas do funil?


Em primeiro lugar, está claro que a primeira etapa é a que recebe mais investimento: anúncios no Google, comerciais, posts patrocinados e etc, se você coloca todo seu dinheiro e produção de conteúdo aqui pode estar perdendo clientes em potencial que estejam em outras etapas da jornada. Devemos pensar em conteúdos diversos capazes de absorver leads em todos os estágios, continue com os anúncios, mas invista em textos, e-books, vídeos e campanhas que possam auxiliar seus clientes independentemente do estágio em que estiverem.


Uma pesquisa recente da Nielsen (https://global.nielsen.com/wp-content/uploads/sites/2/2022/07/ROI-Report-2022-Advertisers-English.pdf), empresa germano-americana de informação, dados e medição, mostra que as marcas que investiram esforços de marketing de topo de funil às campanhas de meio e base de funil conseguiram aumentar o retorno sobre investimento. Pulverizar sua produção de conteúdo é a chave para conseguir clientes e transformar sua marca em referência no mercado.


Vamos colocar essa estratégia em prática? O que acha de começar a produzir a partir de agora? Venha conversar com a 1130, nós sabemos como fazer!




Comments


Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

bottom of page