Recent Posts

Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

Vídeos Interativos

Vídeos interativos são aqueles feitos com tecnologia que permitem a interação dos usuários. Eles são bem interessantes para as estratégias de marketing!

Ao falarmos em vídeos interativos, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é Black Mirror: Bandersnatch. Sim, aquele episódio de Black Mirror com vários caminhos e finais (e que todos que “jogaram” tentaram chegar ao maior número possível de finais). No entanto, apesar de ser considerada uma tecnologia recente, o conteúdo interativo não é tão novidade assim.


Início

Para quem cresceu nos anos 90, um conteúdo interativo e marcante foi o Você Decide, que por meio de ligações permitia que o público escolhesse o final para o episódio do dia. E quem também não se lembra do Fantasia, e de tantas outras atrações no estilo Game Show ou Reality Show? E, como era de se esperar, a internet e a segunda tela levaram a interatividade a um outro lugar, que permite não só a tomada de decisões ou escolhas, como também a expressão de opiniões e outros comentários.


O que é o vídeo interativo?

De forma muito simples, o vídeo interativo é aquele que, à medida que é apresentado, apresenta momentos de interação do espectador (como por exemplo acesso a outros websites parceiros, questionários, pequenas explicações e aprofundamento de conceitos). É um vídeo de formato linear, mas que permite e estimula a participação de quem assiste. E essa interação pode acontecer de várias maneiras: arrastar, clicar, rolar a barra, passar o mouse e responder a perguntas, completar ações.


Vantagens

A presença de vídeos interativos está aumentando, e já podemos notar que é uma das apostas para o futuro do audiovisual. Tanto que o YouTube vem pensando em novas formas de trazer a interatividade para seus vídeos, principalmente no recurso Premium. Se há uma estratégia de marketing comprometida com inovação, o vídeo interativo é parte essencial; mas as vantagens ainda não estão tão claras para alguns.

  • Simplificar a mensagem: o audiovisual já é usado há algum tempo para deixar as mensagens mais claras e didáticas, já que permite o uso de recursos múltiplos de som e imagem. Os vídeos interativos, além das vantagens já encontradas no audiovisual, apresentam uma forma ainda mais poderosa para a comunicação: a interação do espectador com o conteúdo.

  • Aumentar o engajamento: o constante uso da segunda tela deixa a corrida pela atenção ainda mais acirrada (87% dos consumidores utilizam mais de um aparelho eletrônico simultaneamente). A interatividade prende a atenção e aumenta o engajamento, algo tão disputado na era da internet.

  • Otimizar as experiências: cada vez mais empresas se preocupam em entregar uma experiência agradável para seus clientes, tanto que uma das áreas que mais crescem é de user experience (UX). O UX faz o uso de pesquisas para alcançar a melhor experiência possível, e os vídeos interativos podem auxiliar essa missão, visto que o consumidor recebe uma oportunidade de personalização de conteúdo diretamente. Os resultados desta interação fornecem dados e características importantes para melhorar a experiência como um todo.

  • Ampliar a popularidade: com a otimização das experiências, há um avanço em dados e métricas, já que há mais informações sobre as preferências de quem usa o produto. Ao participar das inovações, o empreendimento se coloca à frente em inovações, algo que é visto com bons olhos pelo consumidor, que passa sempre a esperar algum tipo de inovação. Quando essa necessidade é satisfeita, há sempre retorno em forma de popularidade.


O conteúdo interativo veio para ficar. E pode melhorar em muitos aspectos a receptividade do conteúdo planejado e programado pela equipe de marketing. O espectador espera uma interação realizada com qualidade e que surpreenda de forma positiva, e para isso a interatividade deve ser pensada e planejada com cuidado, ainda mais quando falamos de um vídeo roteirizado e que é esperado que o espectador siga um caminho específico. É melhor pensar no vídeo interativo como parte de sua estratégia!


A Onze Trinta pode lhe ajudar a produzir um vídeo interativo com qualidade profissional. Converse com a gente!