Recent Posts

Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

O que é o TikTok e Porquê Você Precisa Conhecer

Aplicativo é mais baixado que o Instagram e pode mudar as estratégias de marketing digital.

Com certeza você já deve ter visto alguém fazendo alguma dancinha do TikTok. A rede social queridinha do momento é sucesso entre crianças e adolescentes, mas tem conquistado gente de todas as idades, não só por suas dancinhas, mas principalmente pela facilidade de criar conteúdo.


O que é o TikTok

O TikTok é uma rede social que possui aplicativo para as plataformas Android e iOS. Baseado na criação, edição e compartilhamento de conteúdo através de vídeos curtos (entre 15 e 60 segundos), tem muito a ver com o finado Vine. As possibilidades de criação de conteúdo na rede são múltiplas: dublagens, encenações, contação de histórias, danças, explicações médicas e científicas, fandoms e até conteúdos bem específicos (como a parte que se movimentou para conceber o primeiro musical criado pela internet, Ratatouille). O diferencial da plataforma é que toda a edição é feita de maneira prática e intuitiva, com aplicação de filtros, música de fundo, legendas e muitos outros recursos. O TikTok chega para suprir uma necessidade por conteúdo rápido e objetivo, com alto engajamento e alto alcance, as métricas dos sonhos.


Inteligência artificial

Um dos diferenciais da plataforma é com certeza o uso muito bem aplicado de Inteligência Artificial. Quem já está habituado às redes, deve perceber que os conteúdos e as propagandas estão cada vez mais personalizados e direcionados, mas são definidos basicamente pelas contas seguidas. No TikTok, o sistema atua de uma maneira um pouco diferente: no momento da criação da conta e do login, a plataforma já oferece vários conteúdos ao usuário, de pessoas famosas ou não. Conforme o usuário curte, compartilha e salva conteúdos, a plataforma se torna muito eficaz em entregar para cada pessoa exatamente aquilo que interessa (e isso com certeza pode ser viciante).


Na estratégia de marketing

O TikTok se popularizou graças à criatividade de quem o usa e à facilidade de engajamento em seus vídeos, o que atrai criadores de conteúdo e influenciadores digitais que visam a viralização de seus vídeos. Assim, uma campanha bem pensada e que conhece a fundo a plataforma possui chances reais de viralizar. A persona do TikTok é muito bem definida: jovens do mundo todo entre 13 e 24 anos de idade, e que buscam diversão e bom humor. É claro que existem as pessoas mais velhas, e tudo bem se o conteúdo for voltado para elas. Conhecer o público alvo é essencial, e o TikTok tem uma grande quantidade de pessoas das mais variadas faixas etárias. A plataforma também permite (mas aqui é de acordo com a preferência de privacidade de cada usuário) o compartilhamento em outras redes, e sempre envia os vídeos com marcas d’água do criador original.


Investimento

Além disso, hoje é a rede social que mais cresce no mundo e, no Brasil, já possui cerca de 7 milhões de usuários, que gastam cerca de 60 minutos por dia na plataforma. Em junho de 2020 foi anunciado o TikTok For Business, que permite que empresas anunciem na plataforma, e assim ampliar as estratégias do funil de vendas. Fora isso, o TikTok também anunciou um fundo de US$200 milhões para pagar usuários e contas capazes de altas taxas de engajamento. Basicamente, é uma forma de fidelizar e premiar aqueles que engajam e interagem de forma constante, algo que nunca foi feito por nenhuma outra rede social. E aqui a expectativa é que a plataforma se transforme em um espaço altamente lucrativo não só para influenciadores e grandes marcas, mas também para pequenos negócios e influenciadores de nicho.


Todo o sucesso do TikTok tem uma explicação e, por trás dele, uma boa estratégia e um plano de negócio. A tendência é que ele cresça ainda mais, conquistando mais usuários e abrindo novas formas de monetizar.


Que tal usar o vídeo na estratégia de marketing para as mais variadas redes? Nós aqui da Onze Trinta podemos te ajudar. Converse com a gente!