Recent Posts

Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

Shoploop: Compras Através de Vídeos Curtos

Uma nova maneira de comprar online, mais interativa e com informações reais de pessoas reais.

Uma ferramenta pensada para unificar a maneira de comprar e vender online. Assim é o Shoploop, uma rede social criada pelo Area 120, departamento in-house do Google de inovação. Seu criador, Lax Poojary, teve a ideia ao ver uma pessoa no metrô de Nova Iorque acessar um post em uma rede social sobre um produto, e ter que usar mais outras duas ou três redes e sites para decidir a compra, através de tutoriais, reviews e avaliações. Para Poojary a experiência claramente poderia ser unificada e mais prática.


Fora do tradicional

Ao contrário das plataformas tradicionais de e-commerce, o Shoploop permite que seus usuários assistam pequenos vídeos onde os criadores demonstram e analisam os produtos vendidos. A ideia é justamente trazer a sensação da compra feita diretamente na loja, e os vídeos não passam dos 90 segundos de duração, ou seja: tudo bem rápido e eficiente.


Como funciona

Assim como o Instagram e o TikTok, o Shoploop utiliza vídeos curtos para alavancar uma marca ou um produto. Assim, o aspecto social da plataforma é secundário, sendo o foco a otimização da experiência de compra. Com a possibilidade de seguir suas marcas e seus criadores de conteúdo favoritos, o Shoploop permite que o usuário acompanhe as novidades de forma mais rápida e orgânica, como nas redes sociais já tradicionais.

Comportamento e experiência de compra

Sabemos que o comportamento de consumo se transforma de acordo com os recursos disponíveis. Um exemplo importante é o crescimento das compras online, que se aproveitaram da maior segurança e da velocidade da internet. Outro ponto importante na mudança do comportamento de compra são as redes sociais, que permitem a criação de conteúdo de forma livre (com seus influenciadores), e também a presença de recursos que permitem a comercialização de produtos. Assim, mesmo sem contar com um e-commerce completo, o lojista consegue catalogar, divulgar e vender.


O Shoploop se aproveita de um comportamento já demonstrado por usuários de redes sociais do mundo inteiro. Desta forma, a plataforma não parte necessariamente de um ponto inovador, mas conta com a força e a tecnologia do Google para impulsionar seu sucesso e conquistar mais usuários. Com a plataforma, podemos ver duas tendências se juntando: a produção de conteúdo audiovisual e as compras online.


O Shoploop ainda não está disponível para o Brasil, mas que tal já colocar em seu planejamento? Converse com a Onze Trinta sobre sua estratégia de vídeos curtos.