Princípios da Gestalt



Um estudo da percepção humana em relação ao mundo e o que nele contém, através de padrões de comportamento visual. Esses padrões são o que compõem o que conhecemos como os Princípios da Gestalt. Vamos então entender como esses 8 princípios podem ajudar na construção de projetos visuais diversos.


Na imagem de capa desta matéria, o que você enxerga? A maioria das pessoas vê um cubo 3D, mas na verdade a imagem não passa de círculos cortados em três partes que foram posicionados de uma forma específica. Nós conseguimos enxergar a forma completa porque o cérebro recebe informações visuais e as organiza de maneira que as bordas sejam preenchidas. Os princípios da Gestalt influenciam na percepção e no comportamento, e são 8:


1. Pregnância

Relacionada à capacidade de leitura que um objeto oferece. Objetos de alta pregnância são bem delimitados e fáceis de identificar.



2. Unidade

A percepção de um elemento pode ser construída por uma ou mais partes que constroem o todo. De acordo com suas características, esse elemento é a parte irredutível de um compilado.



3. Segregação

Este princípio dita que nosso cérebro tem a capacidade de separar objetos, ainda que sobrepostos. A segregação pode ocorrer de várias maneiras: linhas, cores, pontos, etc. E é ainda possível estabelecer níveis de segregação.



4. Proximidade

Segundo os estudos da Gestalt, elementos muito próximos uns aos outros e que se encaixam harmoniosamente são lidos em nosso cérebro como conjuntos. A interpretação é ainda mais forte quando esses elementos são semelhantes.



5. Similaridade

Elementos semelhantes em uma cor ou forma tendem a serem agrupados em uma só unidade pelo cérebro. Este princípio também é usado para criar formas a partir de outras formas.



6. Unificação

Um objeto que é formado por várias unidades, harmoniosamente ou não. A unificação acontece quando ocorre um peso igual de pregnância, proximidade, unidade e semelhança entre objetos de um mesmo composto.



7. Continuidade

Este princípio diz respeito à maneira como percebemos um fluxo em nosso cérebro. As peças com boa continuidade seguem uma fluidez visual, sendo possível enxergar os elementos da composição de forma ininterrupta.



8. Fechamento

Nosso cérebro tem a tendência de construir, fechar e até concluir imagens inacabadas. Isso se deve a padrões sensoriais de ordem espacial que temos.



Se prestarmos atenção, a Gestalt está em todos os lugares. Desde marcas e propagandas que vemos diariamente e nos marcam, até no nosso próprio instinto de separar, agrupar e ajeitar elementos de acordo com o que consideramos harmonioso visualmente. Por isso, a Gestalt se faz tão importante na visualidade das peças, sejam em movimento ou estáticas.


Quer saber mais? Conheça a Onze Trinta!

Recent Posts

Stay Up-To-Date with New Posts

Search By Tags

Sobre nós

A Onze Trinta é uma produtora de vídeos e também um estúdio de design e animação. Já são 12 anos movidos pelo desafio do mercado audiovisual. Estamos preparados para produzir conteúdo audiovisual de qualidade e isso só é possível porque somos presentesconsistentes, colaboradores, criativos e transparentes.

Especialistas

Nosso time é formado por especialistas. Mesmo! Seu projeto passa por pesquisa, análise, roteiro, criação, execução e finalização e isso é feito por uma equipe toda, unida em prol de um objetivo: compreender e entregar as reais necessidades dos nossos clientes.

  • Instagram - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Vimeo - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Facebook - Onze Trinta Produtora de Vídeo SP

© 2020 todos os direitos reservados