Por Que Gostamos Tanto de Vídeos e Fotos de Bichinhos?



Estamos em casa há tempo demais. Se uma coisa o novo coronavírus no ensinou, é que temos que aprender a conviver não só com aqueles que moram com a gente, com as nossas casas e nós mesmos; temos que conviver também com a rotina e com o tédio. E em momentos difíceis, estressantes, o que nos acalma? Sim, os vídeos e as fotos de bichinhos. Mas, por que gostamos tanto desse tipo de material?


Bichos são fofos

Ok, nem todos os bichos são fofos. Mas os mais peludos, com os olhos maiores, uma carinha simpática e que aprontam são praticamente impossíveis de resistir. Isso acontece porque bebês e filhotes chamam atenção com seus gestos, o que desperta um certo instinto de proteção, já que na natureza é muito importante que o filhote seja protegido não apenas por sua mãe. Para nós, isso significa também ficar horas e mais horas vendo vídeos e fotos desses bichos.


Neotenia

Esse sentimento de cuidado e proteção, no entanto, não é despertado apenas quando o animal é filhote: alguns mantêm essas feições até a vida adulta, justamente para despertar cuidados e carinhos. A esse fenômeno damos o nome de neotenia, e é praticamente irresistível olhar para um animal desses e não soltar um sorrisinho ou um “oooowwwwnn!”. A vontade de apertar e amar (sim, esses bichinhos despertam nossa Felícia interior).


Saúde mental

Como muitos de nós devem ter notado, o número de posts dos nossos amigos e familiares sobre seus bichos de estimação aumentou consideravelmente. E não é pra menos: ter um companheiro pet faz bem para a nossa saúde mental. Se fizermos um recorte apenas do Brasil, segundo um relatório da OMS de 2019, tínhamos o maior número de pessoas ansiosas do mundo: e é aqui que entram os bichinhos. O convívio com animais de estimação estimula a produção e a liberação de endorfina e serotonina, hormônios que estão associados à sensação de relaxamento e bem-estar. Tanto que o número de animais adotados durante a quarentena aumentou até 400% em algumas regiões.


Vínculo profundo

O que ajuda a nossa conexão com os peludinhos é o fato de animais serem seres sencientes, ou seja, possuem a capacidade de sentir emoções como medo, alegria e até mesmo saudade. Ao criar uma relação de cumplicidade e confiança, humanos e pets viram uma família, onde um cuida do outro e conseguem reagir e interpretar as necessidades e emoções entre si. E o elo de confiança é tão profundo que chegamos a gostar mais de pets do que de pessoas. Ao serem companheiros e sinceros, os animais despertam um sentimento de amizade verdadeira e confiabilidade, algo que muitos de nós não sentimos com outros humanos.


Bichinhos e a internet

Que os gatos já dominam o mundo não é novidade: a internet é repleta de vídeos, fotos, montagens, sons e memes com gatos. Em um estudo realizado pela pesquisadora Jessica Gall Myrick na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, entendemos a razão: vídeos e imagens de gatinhos trazem um estado de ânimo mais positivo, com mais energia, e até mais esperança e felicidade. E adoramos quando esses animais majestosos e elegantes fazem coisas engraçadas e desastradas! Já com os cães, a nossa conexão com eles é tão emocional que não há ser no mundo capaz de demonstrar mais felicidade em nos ver. Cachorros são sociáveis, e entendem gestos e sinais como ninguém. Além disso, são brincalhões e estabanados por natureza, o que nos faz amar os vídeos de reações, comportamento e “conversas”.


Afinal, por que gostamos tanto de vídeos e fotos de bichos? A resposta é simples: porque nos fazem bem. Ter um bichinho ou ver imagens de um geram uma sensação de relaxamento e bem-estar, e isso vale para qualquer pet, não apenas cães e gatos. Por aqui na Onze Trinta todos possuem pelo menos um pet, e isso nos faz sermos mais humanos e melhores em nosso trabalho e também em nossos lares.


Na Onze Trinta podemos criar possibilidades com seu produto ou serviço. Conheça as possibilidades.

Recent Posts

Stay Up-To-Date with New Posts

Search By Tags

Sobre nós

A Onze Trinta é uma produtora de vídeos e também um estúdio de design e animação. Já são 12 anos movidos pelo desafio do mercado audiovisual. Estamos preparados para produzir conteúdo audiovisual de qualidade e isso só é possível porque somos presentesconsistentes, colaboradores, criativos e transparentes.

Especialistas

Nosso time é formado por especialistas. Mesmo! Seu projeto passa por pesquisa, análise, roteiro, criação, execução e finalização e isso é feito por uma equipe toda, unida em prol de um objetivo: compreender e entregar as reais necessidades dos nossos clientes.

  • Instagram - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Vimeo - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Facebook - Onze Trinta Produtora de Vídeo SP

© 2020 todos os direitos reservados