Home Onze Trinta Produtora de videos.png

Recent Posts

Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

Como Inserir o Podcast na Estratégia de Marketing?

O podcast tem os corações (e os ouvidos) de milhares de pessoas todos os dias. Entenda como inserir o formato em sua estratégia pode ser algo promissor.

Com potenciais clientes, existem diversas formas de gerar engajamento, e utilizar formatos e plataformas diferentes (mas que estejam dentro do que seu público busca) é uma delas. Então, por que não pensar em um podcast?


O que é um podcast?

O podcast surgiu como uma alternativa ao rádio, uma das primeiras mídias de massa. Por isso, é um meio de comunicação muito parecido, mas digital. E eles podem ser de infinitos temas: aqui é com quem cria e transmite, também conhecido como podcaster. A principal diferença entre o podcast e um programa de rádio é, no entanto, que o podcast não depende de horários fixos para ser ouvido. Isso torna esse tipo de mídia muito versátil e com grande alcance, pois podem estar nos ouvidos de qualquer pessoa com acesso a internet, em qualquer lugar.


O podcast em dados

O formato podcast está em alta no Brasil desde 2019: mais de 50 milhões de pessoas já escutaram algum podcast na internet. E, dados da pesquisa “Perspectives from the Global Entertainment and Media Outlook 2019-2003” (disponível aqui, em inglês) indicam que, só em 2019, os podcasts movimentaram cerca de US$1 bilhão de receita. Se esses números lhe parecem atraentes, que tal considerar o formato para seu público? O podcast é democrático, acessível, prático e fácil de consumir, e pode estar na sua estratégia de marketing.


O podcast na estratégias de marketing digital

A diversificação dos formatos de mídia que irão para o planejamento de marketing digital precisa ser realizada com cuidado, para que não haja desperdícios de investimento em redes que não são acessadas por seu público. Afinal, atrair e gerar engajamento consome tempo das pessoas, então o conteúdo precisa ser direto e preciso. No caso do podcast, o formato já chega em vantagem: além de ser em áudio, as pessoas podem o consumir em momentos de deslocamento, ou em que o tempo é curto e a atenção precisa ser dividida, o que pode ampliar - e muito - o alcance do seu conteúdo.


Vantagens e mais dados

Para entender um pouco mais sobre as vantagens de usar o podcast, trouxemos alguns outros dados:

  • 49% dos ouvintes de podcasts o fazem em casa, e 22% escutam quando estão no carro: não é preciso uma atenção plena para o consumo do material, ao contrário de um texto.

  • 80% ouvem o episódio completo ou quase completo, enquanto 12% escutam menos da metade: o público é fiel ao conteúdo.

  • Quem consome o formato acompanha sete programas por semana: mais uma prova da fidelidade da audiência e da popularidade dos podcasts.

  • 65% dos ouvintes mensais consomem o formato há menos de três anos: ainda há muito o que explorar.

  • 40% dos brasileiros usuários de Internet já ouviram podcasts: eles estão em busca de aprendizado e conhecimento de maneira informal.

  • É um público mais ativo nas redes sociais e mais propenso a acompanhar as marcas nesses canais: invista em uma estratégia de conteúdo nessas mídias.

  • Ouvintes de podcasts passam mais horas por dia consumindo conteúdo em áudio: sua audiência pode estar nesse grupo.

Além disso, os podcasts geram proximidade, podem ser produzidos em vários formatos, são versáteis e se encaixam em qualquer nicho de mercado. Com uma boa produção, o público é fidelizado, o investimento para a produção é baixo, e é um conteúdo que fortalece a identidade da marca, influenciando ainda hábitos de consumo.


Definidos temas e formatos, o próximo passo é a produção desses conteúdos, a publicação e a divulgação (que precisa ser intensa em todos os canais da empresa, como um convite). No decorrer da sua experiência com a produção dos programas, você poderá se ver à frente de um público totalmente novo daquele que consumia o seu conteúdo. O podcast pode não ser tão rentável no início, mas é uma ótima forma de humanizar sua empresa e se conectar com a sua audiência.


Gostou desse conteúdo? Entre em contato com a Onze Trinta!