Home Onze Trinta Produtora de videos.png

Recent Posts

Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

Como Criar um Planejamento de Conteúdo em Vídeo

Ao criar uma estratégia de vídeo marketing, é importante que o planejamento seja bem realizado.

Conteúdo em vídeo é algo poderoso. Com tantas opções e possibilidades, investir em vídeos é uma maneira fácil e de rápido retorno de se destacar da concorrência. Para muitos empreendedores, o marketing digital é uma solução que requer um investimento relativamente baixo e, dentro das várias vertentes, a produção de conteúdo em vídeo é uma tática eficiente.


Como montar uma estratégia de vídeo marketing

Como todo planejamento, seguir etapas é fundamental. Vamos para um passo-a-passo para iniciar sua estratégia?


1. Objetivo: por que dar o play?

Ter clareza nos motivos pelos quais você está investindo e entrando nessa estratégia é fundamental. Mais engajamento? Atração e conversão de leads? Os dois? Seja qual for a finalidade, é importante que esses objetivos estejam bem definidos, afinal eles serão o termômetro que irá indicar se seus resultados estão sendo alcançados.


2. Quem é e onde está sua audiência?

Quem são suas personas? Um mapeamento detalhado de quem é e qual é o perfil de seu público-alvo ajuda a identificar aspectos como formatos de vídeo, plataformas, horários de audiência e qual o tempo médio de consumo de vídeos. Não deixe de conferir o que aquele concorrente importante está fazendo. Assim é possível mapear também as brechas e locais que não estão sendo cobertos.


3. Quais os formatos que você vai produzir?

São muitos os tipos de vídeo marketing que podem ser produzidos, e determinar quais serão aplicados na sua estratégia vem da observação e determinação dos objetivos. Afinal, cada audiência terá melhor adesão a um formato de conteúdo. Esse conteúdo também deve se encaixar no funil de vendas da empresa, afinal de nada adianta produzir vídeos perfeitos para um produto se a própria marca ainda não possui espaço e notoriedade.


4. Roteiros bem elaborados

Roteiros são a base de toda produção audiovisual. É através deles que ocorre o planejamento para a realização do vídeo em si, já que todos os passos e ações estão determinados, mantendo também todos da produção em sintonia e cientes do que está acontecendo.


5. Equipamentos

Equipamentos de qualidade e uma equipe bem treinada para manuseá-los garante a qualidade de imagem e som que irão para o vídeo. Ao demonstrar preocupação com a qualidade dos vídeos, a empresa também demonstra sua credibilidade e que se preocupa com o que chega até o cliente. Vídeos bem capturados dão confiança e passam profissionalismo. Investir em cenários também é uma boa, principalmente para transmitir uma harmonia entre os vídeos.


6. Pós-produção

A pós-produção é uma etapa tão importante que pode determinar os rumos estéticos e de qualidade do vídeo planejado. É aqui que são inseridos elementos que personalizam o conteúdo, como edição, efeitos, logo da sua marca, etc. Ter profissionais familiarizados com os softwares de edição é essencial para garantir que a qualidade seja mantida do início ao fim do processo de produção.


7. Calendário editorial

Esse é um recurso que é fundamental, e deve ser realizado e pensado já nas primeiras etapas de produção de conteúdo. É através do calendário editorial que a produção e a publicação de vídeos de acordo com sua estratégia é organizada e acompanhada. O calendário determina frequência e horários de postagem, diversificação dos formatos e ainda mantém todo o time alinhado com entregas e prazos finais.


8. Análise dos resultados

Com objetivos bem definidos e mapeados, é possível realizar uma análise de resultados mais completa, e acompanhar se o que foi planejado está seguindo de acordo com o esperado. Com resultados positivos, ótimo! Mas, caso os resultados não estejam tão bons, é necessário voltar ao projeto e ao planejamento e reavaliar os pontos de erro. Mas não há motivos para desespero: a análise dos resultados é justamente para isso.


Os conteúdos em vídeos podem atrair ainda mais público para a sua empresa por conta do alto engajamento que esse formato possibilita aos consumidores. Por isso, faça uma pesquisa e veja o que esse público quer ver e ouvir e assim, crie conteúdos de impacto, que sejam realmente interessantes e que respondam alguma dúvida desse consumidor.


E para tornar realidade sua estratégia de vídeos, pode contar com a Onze Trinta!