Home Onze Trinta Produtora de videos.png

Pense na experiência do usuário! Use conceitos do design para criar campanhas mais eficientes. UX

Pense na experiência do usuário! Use conceitos do design para criar campanhas mais eficientes.


Há alguns anos que o mercado já fala em #designUX, você sabe o que é isso? É quando pegamos conceitos do #design e aplicamos para que a experiência de compra ou navegação de um usuário seja a mais fluida possível, baseada em seu comportamento e usabilidade. O objetivo aqui é criar um ambiente ideal e convidativo para que esse cliente se sinta confortável.


Certo, mas como posso aplicar isso na minha estratégia de comunicação?


O primeiro passo é criar uma #comunicação agradável e conectada com o que seu público espera: considere os gostos, desejos, opiniões, etc. Você precisa saber exatamente o que sua marca quer comunicar e pra quem ela fala diretamente.


Em seguida, devemos pensar em #acessibilidade, todo mundo deve entender esse conteúdo. Isso traz a sensação de pertencimento, o que ajuda muito na sua conexão com o público. #Legenda, #libras, #áudio #descrição, são muitos os caminhos para deixar seu vídeo mais acessível. Aqui em nosso blog já publicamos um texto falando sobre a importância da legenda: https://www.onzetrinta.com/single-post/acessibilidade-seu-v%C3%ADdeo-precisa-de-legendas-voc%C3%AA-sabia-disso


Pense em uma linguagem inclusiva e respeitosa. Acima de tudo, a proposta é estabelecer uma conexão justa e saudável entre #marca e #público. Sua #comunicação não pode ter bases preconceituosas ou estabelecer padrões do que é certo ou errado.


O quarto passo está na adaptabilidade do seu conteúdo. A experiência de consumo mudou muito durante a pandemia: o número de compras online cresceu, o usuário agora olha o produto na internet, procura um review nas redes sociais, vai até a loja para testar o produto pessoalmente e volta para a internet atrás das melhores ofertas. Seu conteúdo precisa ter a mesma cara e falar a mesma língua seja onde estiver: no banner da loja, na tela do computador ou no conteúdo mobile. Você encontra aqui mais informações sobre o consumidor zigue-zague e como conversar com esse público: https://www.onzetrinta.com/single-post/o-consumidor-zigue-zague-e-a-omnicanalidade


Por último, você deve avaliar o que anda fazendo: quais conteúdos foram recebidos da melhor forma, quais não atraíram o público, qual a sua plataforma tem melhor performance, em qual plataforma você consegue fazer mais vendas? Use o design UX para melhorar essa experiência, para encontrar falhas e para gerar novas oportunidades. O comportamento do seu público vai te trazer respostas e indicar quais os caminhos para sua comunicação.


Precisa de ajuda com esse planejamento? Já pensou que sua comunicação poderia alcançar mais pessoas? Venha conversar com a gente! Estamos aqui para planejar e executar todos esses passos com você.