Organização e Preservação do Patrimônio Audiovisual da Humanidade



O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma comemoração aprovada pela Conferência Geral da UNESCO em 2005, como forma de chamar a atenção para a necessidade de adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais do mundo inteiro. Para a diretora geral da UNESCO desde 2009 Irina Bokova, documentos audiovisuais proporcionam registros importantes dos séculos XX e XXI, ajudando a manter a memória comum de toda a humanidade. A organização e a conservação deste patrimônio são essenciais para que esses registros durem e possam ser acessados.


A imagem em movimento

Nos últimos séculos, a forma como nos comunicamos e compartilhamos informações mudou drasticamente, principalmente com o advento das mídias audiovisuais. Assim, a forma como a informação é gerada, acessada e gerenciada é também um registro de nossos avanços tecnológicos e sociais, fazendo com que a preservação deste patrimônio seja necessária para as futuras gerações.


Preservação

É necessário que haja um esforço coletivo por parte de governos e entidades para que as políticas nacionais de preservação e acesso ao patrimônio audiovisual sejam difundidas em todas as suas formas. É preciso também incentivar as diferentes áreas e os diversos profissionais que fazem a manutenção e restauração desse acervo. Afinal, esse patrimônio contém informações, e conhecimentos que precisam ser preservados e passados adiante.


O digital

Como hoje a maioria das informações e dos conteúdos são realizados de forma digital (e desta forma mais acessíveis), o patrimônio analógico acaba sofrendo com um descaso. Milhões de discos, filmes e fitas correm o risco de literalmente virarem pó e serem perdidos para sempre. Para que isso não ocorra, precisamos da valorização dos profissionais responsáveis pelo restauro, manutenção e conservação dessas mídias, além da constante formação de novos profissionais e o compartilhamento de pesquisas e técnicas entre estes. Por outro lado, a digitalização hoje é um dos meios em que mais se preserva esses patrimônios, e ainda os torna mais acessíveis.


Programa Memória do Mundo

Criado pela UNESCO em 1992, o programa Memória do Mundo (MOW, na sigla em inglês) tem foco no patrimônio documental mundial. Dentro do programa, o Registro da Memória do Mundo é uma das ações mais importantes e de maior visibilidade. Existem registros internacionais, nacionais e regionais e, apesar de não se tratar de um programa voltado exclusivamente ao audiovisual, considera as imagens em movimento e registros de áudio como parte deste patrimônio. Esta é uma das várias formas de preservação encontrada pelas esferas preocupadas em difundir e conservar essas informações e lições.


A nossa Cinemateca

No Brasil, país conhecido internacionalmente pela qualidade de cinema que produz, temos a Cinemateca Brasileira, quinta maior do mundo, como principal órgão de divulgação, conservação e manutenção de patrimônio audiovisual. No entanto, a nossa Cinemateca passa por dificuldades há anos, e hoje sofre com a falta de recursos e com a falta de eventos por causa da pandemia. Nesta crise, a maior que a instituição já enfrentou, culmina na decisão do secretário da cultura Mário Frias, ainda neste ano, em demitir todos os funcionários da instituição, inclusive aqueles responsáveis pela conservação do acervo. Este acervo hoje sofre grande ameaça, principalmente pela alta capacidade inflamável. No momento, todas as atividades da Cinemateca estão paralisadas, sem previsão de retorno, enquanto diversos movimentos pela sua preservação continuam.


Preservar o patrimônio audiovisual é preservar cultura e história. Nós da Onze Trinta sentimos muito pela atual situação da Cinemateca Brasileira, e esperamos que a cultura retorne ao seu posto de importância que merece. Fazemos parte (mesmo que pequena) deste patrimônio. Para saber mais, acesse nosso site.

Recent Posts

Stay Up-To-Date with New Posts

Search By Tags

Sobre nós

A Onze Trinta é uma produtora de vídeos e também um estúdio de design e animação. Já são 12 anos movidos pelo desafio do mercado audiovisual. Estamos preparados para produzir conteúdo audiovisual de qualidade e isso só é possível porque somos presentesconsistentes, colaboradores, criativos e transparentes.

Especialistas

Nosso time é formado por especialistas. Mesmo! Seu projeto passa por pesquisa, análise, roteiro, criação, execução e finalização e isso é feito por uma equipe toda, unida em prol de um objetivo: compreender e entregar as reais necessidades dos nossos clientes.

  • Instagram - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Vimeo - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Facebook - Onze Trinta Produtora de Vídeo SP

© 2020 todos os direitos reservados