Home Onze Trinta Produtora de videos.png

Metaverso e o futuro da comunicação


Imagine-se em 1995 tentando explicar para seu avô o que é internet. Imaginou? Difícil, né? É mais ou menos essa a dificuldade que as pessoas têm para entender o que é esse tal de #Metaverso e como isso pode impactar a vida e os negócios. Será que vamos mesmo mudar nossa vida a ponto de nos tornarmos mais digitais?


Voltando ao ano hipotético de 1995, não havia a necessidade de estarmos todos conectados, as pessoas iam e vinham sem depender do Waze, todo mundo chegava na hora sem ter que perguntar nada via WhatsApp e ninguém mostrava no Instagram uma foto do jantar com os amigos. Já somos muito mais digitais que qualquer outra geração e esse modo de vida vem impactando a forma como nos comunicamos e também como fazemos negócios.


Segundo #Mark #Zuckerberg: “Metaverso é a nova fronteira da tecnologia, uma quebra de paradigma na forma como acessamos a internet.” Hoje não é possível dizer o quão conectados ao #Metaverso nós seremos, mas está na hora de se planejar e entender quais as possibilidades para nos aproximarmos de nossos clientes. Se a tendência é ser mais digital, sua comunicação precisa estar adaptada a isso.


A próxima onda tecnológica promete uma integração entre o real e o digital com espaços equivalentes a lugares e experiências da realidade: lojas, cinemas, eventos, etc. O Metaverso pode ser visto como um jogo ou uma rede social, mas ele também abre a possibilidade para negócios, aprendizado e shows. Sua marca pode alcançar clientes no mundo todo e assim vender produtos reais e também versões virtuais para seus avatares, imagine uma pessoa que quer se vestir igual ao seu avatar, parece bem possível, não acha? Se você tem uma marca de roupas, está na hora de pensar na sua marca digital.


Como um primeiro passo estamos vendo algumas apresentações lotadas no Fortnite, o Microsoft Teams já tem um espaço virtual para reuniões onde você encontra outros avatares e o Facebook apresenta sua versão equivalente com o Horizons Workrooms. Estamos em um momento totalmente virtual, mas o futuro também promete interações com realidade aumentada. Em pouco tempo talvez não tenhamos distinção entre os dois ambientes.


Pensar no Metaverso desde já pode ser a diferença entre ser um player dominante nesse novo mercado ou ser apenas mais um. Quem estiver mais pronto vai encontrar um oceano azul repleto de possibilidades para negócios. É tudo meio mágico, mas como diria a Feiticeira naquela velha propaganda: “Não é magia, é tecnologia."


Precisa de ajuda para planejar sua comunicação? Como anda sua produção de conteúdo? Você consegue se conectar com seu cliente? Venha conversar com a gente, a Onze Trinta está aqui para te ajudar.


#onzetrintafilmes

#onzetrintaprodutora

#produtoradevideo

#onzetrinta