Home Onze Trinta Produtora de videos.png

Gamificação, saiba o que é e como usar em sua comunicação.

O mundo nunca foi tão interativo quanto hoje. Todos estamos conectados, temos voz ativa e as ferramentas necessárias para nos expressar. A cada dia que passa as opiniões individuais ganham mais peso, a visão que cada cliente tem da vida ganha relevância e cada colaborador importa pelo o que ele pode oferecer como pessoa.


Se as individualidades estão vindo à tona, porque não premiar essas características? Deixe a sua comunicação mais #gamificada e ganhe engajamento! Agora, o que é #gamificação?


A origem de tudo está nos #vídeo-games e esse conceito trata de aplicar estratégias usadas nos jogos em outras situações da vida. Empregar essa linha de pensamento em sua comunicação, endomarketing ou na sua cultura organizacional pode trazer alguns benefícios como: um cliente mais inteirado em sua marca ou uma maior cooperação entre funcionários.


Pense em estratégias que demandem alguma ação do seu público e ofereça recompensas para isso. Por exemplo: faça um vídeo apresentando um produto onde em um dado momento o apresentador apareça com um penteado diferente, sugira aos seus espectadores que quem encontrar o erro primeiro ganha um super desconto na compra do produto.


Agora imagine que sua equipe de vendas está com dificuldade de bater uma determinada meta: pense em um mural onde vemos a foto de cada vendedor escalando uma montanha, quem vender mais chega ao topo primeiro e é recompensado com um dia de folga.


Os vídeo-games nos ensinam algumas lições valiosas que podem ser empregadas em nosso dia-a-dia. Morrer várias vezes em uma determinada fase e continuar tentando nos ensina a lidar com nossas frustrações, além de dar uma lição sobre persistência. Superar esses desafios nos traz uma ideia de otimismo e quando jogamos juntos desenvolvemos um sentimento de cooperação.


Assim como em um jogo, sua #comunicação deve estabelecer algumas metas e regras e cada conquista do seu usuário deve ser premiada. Quanto maior a interação, maior o #engajamento.


Nessa estratégia de comunicação não se esqueça de alguns pontos básicos que devem aparecer em qualquer planejamento: entenda seu problema, visualize os objetivos que devem ser cumpridos com essa ação, encontre qual a persona que deve ter o protagonismo nessa história e mensure todos os resultados.


Está com dúvidas de como planejar sua comunicação? Conte com a gente, podemos te ajudar a pensar a melhor maneira para que seu conteúdo chegue com qualidade e para a pessoa certa.