Recent Posts

Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

Expandido Histórias, Criando Novos Mundos

A expansão de histórias se tornou comum no meio audiovisual. Chamadas de spin-offs, essas histórias derivadas enriquecem, detalham e podem até modificar a história em que foram baseadas. Nem sempre significado de sucesso, as spin-offs estão por todos os lugares do entretenimento, seja no rádio, na televisão, em videogames ou em qualquer obra narrativa.


Sequências e derivações

É claro que um spin-off nem sempre é sobre um personagem específico, ou estabelecimento; pode ser uma continuação, uma sequência. E aqui vem a curiosidade: um dos primeiros spin-offs da era da mídia moderna data de 1941, quando o personagem coadjuvante da comédia de rádio Fibber McGee and Molly, Throckmorton P. Gildersleeve, ganhou seu próprio programa e se tornou o personagem principal, no The Great Gildersleeve.


Expansão de histórias

Uma das franquias mais famosas por realizar histórias derivadas de grande sucesso, é Star Wars: desde uma nova trilogia, passando por séries animadas, livros, filmes e até séries em live action. O mais recente sucesso, The Mandalorian, tem garantido não só uma boa audiência como um bom retorno financeiro em produtos relacionados. Assim, a história original de Luke Skywalker, passada há muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante, se desdobra em personagens, teorias, novos planetas e novas conspirações, mantendo viva sua relevância e atraindo novos fãs com personagens mais diversos e histórias diferentes. Uma outra franquia de cinema que também tenta manter sua relevância através de histórias derivadas é de The Wizarding World, responsável pela franquia Harry Potter e seus derivados do mundo mágico, como peças, filmes, personagens e produtos.


Saindo da sombra

Ser uma história derivada não é garantia de sucesso, pelo contrário: é difícil sair da sombra do original e sustentar vida própria. Um exemplo disto é a série Joey, lançada alguns meses depois do término do grande sucesso Friends, trazendo mais da vida de Joey Tribbiani, um dos amigos. Além de não emplacar, a série ainda recebeu duras críticas, sendo cancelada em sua segunda temporada. E, como esperado, há também os casos de tanto sucesso que o original se perde: Os Simpsons, por exemplo, surgiram em um outro programa de televisão como um esquete.


Um spin-off não é garantia de sucesso nem de qualidade, mas pode expandir o universo original e trazer novos fãs, novas histórias e novos personagens, ou trazer novas camadas para os personagens que já conhecemos e amamos. É sempre interessante ver além do que a história original nos mostra, não?


Aqui na Onze Trinta adoramos explorar novos horizontes, seja recontando histórias já conhecidas, ou criando histórias originais. Que tal conhecer a gente melhor?