Enfrentando o Home Office - 7 Dicas para Facilitar o Trabalho de Casa



Estamos em casa. Mas ainda trabalhando. Mas em casa. Com cachorros. Cônjuges. Gatos. Crianças. E ainda trabalhando. Enfrentar o home office quando não se pode sair de casa é complicado. Por isso, aqui vão algumas dicas da nossa equipe que podem ajudar!


1. Troque o pijama por roupas de trabalho

Sim, nós sabemos. A vontade é ficar de pijama e despenteado o dia inteiro. Mas você não ia trabalhar de pijama antes, ia? (Se sim, bom… fica aqui a dica pra não ir mais) O ato de se preparar - mesmo que seja apenas com um banho e uma troca de roupa - também prepara o cérebro pra entender que aquele momento não é mais de descanso.


2. Local certo

Além da vontade do pijama o dia todo, dá uma vontade de só pegar o notebook e ficar na cama… mas não! Você pode até trabalhar no quarto, desde que seja em um espaço apropriado. A cama, além de trazer aquela vontade de tirar um cochilinho em hora indevida, é um lugar de descanso, e não trabalho; assim, não se trabalha bem e nem se descansa bem. Ter um lugar certo, confortável, tranquilo e bem iluminado garante a produtividade mesmo em dias de preguicinha.


3. Planejamento e comunicação

Essa dica também vale no trabalho presencial: faça uma lista das tarefas do dia e determine horários para cada uma. Saber por onde começar, o que fazer e como fazer eleva a produtividade! Também comunique-se com a equipe. Na Onze Trinta, nós usamos as plataformas Monday.com e WhatsApp para manter as tarefas em dia e a comunicação atualizada.


4. Evite distrações

Em casa é complicado. Nós entendemos que a vontade é passar a mão na barriguinha do seu cachorro ou observar as coisas fofas que seu gato faz o dia todo. Mas as distrações diminuem a produtividade e ainda fazem o dia de trabalho parecer mais longo - justamente por render menos. Mas Onze Trinta, eu preciso ficar o dia todo no computador? Não! E é aqui que entra nossa próxima dica:


5. Faça pequenas pausas

No trabalho presencial, sempre tiramos um tempinho para ver vídeos, responder às mensagens no grupo da família, checar as redes sociais, beber uma água ou um cafezinho, comer um lanche… E em casa não deve ser diferente. Aproveite que é o seu ambiente familiar e brinque um pouco com suas crianças, faça carinho nos seus pets, pare para olhar o mundo do lado de fora da janela. Levante, mexa as pernas e o corpo, mude de ambiente por alguns minutos. Isso ajuda a manter o cérebro renovado - e o corpo também. Outra parte importante das pausas é manter os horários corretos de refeições. Como diriam nossas avós, saco vazio não para em pé!


6. Procure contato afetivo

Se lembra das pausas da dica anterior? O contato afetivo é também uma pausa! Seu gatinho vai subir no seu teclado uma hora ou outra para exigir atenção, e seu cachorro vai sim entrar na sua reunião por vídeo (aqui o Tobias é especialista nessa). E como você está em casa, é normal as pessoas que vivem com você esperarem um pouco mais de contato. E tudo bem tirar um tempo para conversar, brincar, ganhar uma massagem, fazer uma chamada de vídeo com quem também está isolado, isso mantém a sensação de não estarmos sozinhos e termos sempre alguém com quem contar, mesmo longe.


7. Saia do trabalho ao fim do dia

Levar o trabalho pra casa não é legal, né? E quando o trabalho é em casa? Determinar horários (a dica do planejamento) é também saber o momento de parar de trabalhar. Desligar o computador, parar de ler os e-mails que chegam, falar sobre outros assuntos no grupo da firma - aqui é a hora de enviar aquele vídeo fofo e engraçado que você viu no dia. Saber quando parar de trabalhar, para o home office, é tão importante quanto saber a hora de começar!


E aí, curtiu as dicas? Tem outras? Conte pra gente! Lembramos que estamos todos juntos nessa, cada um na sua casa, e que a Onze Trinta está trabalhando normalmente. Saiba o que a Onze Trinta pode fazer por você!

Recent Posts

Stay Up-To-Date with New Posts

Search By Tags

Sobre nós

A Onze Trinta é uma produtora de vídeos e também um estúdio de design e animação. Já são 12 anos movidos pelo desafio do mercado audiovisual. Estamos preparados para produzir conteúdo audiovisual de qualidade e isso só é possível porque somos presentesconsistentes, colaboradores, criativos e transparentes.

Especialistas

Nosso time é formado por especialistas. Mesmo! Seu projeto passa por pesquisa, análise, roteiro, criação, execução e finalização e isso é feito por uma equipe toda, unida em prol de um objetivo: compreender e entregar as reais necessidades dos nossos clientes.

  • Instagram - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Vimeo - Onze Trinta Produtora de Vídeo
  • Facebook - Onze Trinta Produtora de Vídeo SP

© 2020 todos os direitos reservados