top of page

O Que é a Claquete?

A claquete é um objeto de decoração incrível para pessoas que trabalham com audiovisual. E, para muitas pessoas, ela é só isso mesmo: um enfeite, ou um objeto para dar graça aos filmes. Mas na verdade a claquete é uma das ferramentas mais importantes na produção de vídeo.

História

Criada nos anos 1920 por F. W. Thring, chefe dos estúdios Efftee em Melbourne, a claquete era uma pequena placa de madeira e acrílico. Esta continha escritos que, conforme o passar das décadas e da evolução da tecnologia no cinema, ainda são importantíssimos para registrar e organizar o que está sendo gravado. Nos primórdios do cinema, uma pessoa segurava somente a placa para as câmeras com as informações da cena, enquanto uma outra pessoa batia duas varas juntas na frente da câmera para ter o som de "palmas". A combinação dos dois em um só objeto fez com que somente uma pessoa fosse necessária para executar a tarefa.


Registro e informações

Se você reparar, a maioria das claquetes já vem com campos predefinidos de preenchimento, como o título do filme, a data da gravação, o nome da produtora, o nome do diretor, do diretor de fotografia e, mais importante: o número do plano em sua ordem de montagem, e o take que está sendo gravado. Estas informações são essenciais para facilitar o trabalho dos editores, ajudando-os a mapear o material gravado (e assim tornar a decupagem mais eficiente).


Som e imagem

A claquete também desempenha uma função importantíssima: no audiovisual, imagem e som são gravados separadamente, para assim garantir a melhor qualidade das duas mídias. E é aqui que a claquete entra: no momento em que tudo está pronto para ser captado, o operador da claquete se posiciona para mostrar o objeto e as informações nele contidas e, após ler o que está escrito em voz alta, ele bate a claquete. Assim, o som e o movimento da claquete são registrados tanto pela câmera, que capta a imagem, quanto pelo equipamento de áudio. Isso permite que, na pós-produção, estas duas mídias sejam sincronizadas, facilitando mais uma vez o trabalho dos editores.


Tecnologia

Hoje, com o avanço das tecnologias para o audiovisual, muitas produções passaram a usar as “digislates”, ou “smart slates”, que são claquetes eletrônicas. Com um visor em LED, um timecode é gerado através do gravador de áudio. Os dois são sincronizados e a placa só é mostrada para a câmera antes de uma cena começar a ser filmada, para que os editores encontrem o mesmo ponto no filme e nas trilhas de áudio. Infelizmente, essa nova versão não precisa mais do tradicional som de palmas, mas ainda cumpre a função de organizar imagem e som.


A claquete é um objeto essencial para que a produção de um filme seja bem organizada e pensada e, além das suas funções de sincronizar e registrar, se tornou um símbolo que representa o audiovisual em si. Agora que você já sabe o que é a claquete, para que serve e como funciona!


Acompanhe nossos posts para novas descobertas, e saiba o que a Onze Trinta pode fazer por você.

Para receber nossos posts, cadastre-se.

Encontre pelo tema

bottom of page