Home Onze Trinta Produtora de videos.png

Cinco tendências para comunicação corporativa em 2022

1 - Personagem 3D

Personagens que representam marcas ou empresas são muito comuns na história da comunicação e a versão 3D já é realidade no mercado, essa tendência começou com o fenômeno Magalu e está cada dia mais popular entre as empresas. Na hora de criar seu mascote, considere sempre uma figura carismática e que represente bem seu negócio, esses personagens tem a capacidade de se conectar com seu público e com o passar do tempo, seus clientes irão associar a figura e a personalidade do seu mascote com sua marca.



2- Comunicação humanizada

Assim como em 2021, a comunicação segue focando na relação próxima e pessoal entre público e marca. Cada dia mais, seu cliente espera interações diretas, humanas e cordiais, sua empresa precisa de um canal direto com um diálogo mais horizontal entre você e seu cliente. As pessoas compram um estilo de vida, seu produto ou serviço devem conversar com o lifestyle que sua marca apresenta.



3- Estratégia baseada em dados

Você já viu em nosso blog algumas ferramentas para controle e monitoramento das suas redes sociais: https://www.onzetrinta.com/single-post/cinco-ferramentas-para-monitoramento-da-sua-rede-social


Os dados que você coleta são fundamentais na sua estratégia de comunicação. Qual conteúdo tem a melhor performance? Qual o melhor caminho para se conectar com seu público? A compilação desses dados te dará o panorama necessário para pensar os caminhos da comunicação da sua empresa. Atente-se aos números e faça dessa base o ponto de partida para conteúdos mais certeiros.



4- Seja seu próprio “Netflix”

Leve sua produção de conteúdo mais a sério e crie seu próprio canal de stream. Parece loucura, mas não é. Com uma estratégia de comunicação bem definida e com uma base sólida sustentada pelos dados que falamos no item 3, você pode criar conteúdos frequentes e cativar seu público cada dia mais. Você oferece conteúdos de qualidade, com assiduidade e pensado para seu público? Essa é a mesma estratégia da Netflix e dos outros streamings. Pense na sua audiência, ofereça novidades e faça as pessoas navegarem por seu universo.



5- Eventos presenciais, online e híbridos

Com o aumento da vacinação as empresas tendem a se reunir mais presencialmente e isso também vale para os eventos, se você angariou um público sólido e frequente, está na hora de encontrá-los.

Por outro lado, não podemos deixar de pensar que os eventos online abriram uma possibilidade até então inimaginável, cada dia que passa fica mais fácil encontrar seu público, seja onde ele estiver. Não podemos deixar de lado os eventos online e as lives são um ótimo caminho para uma comunicação mais direta.


Isso nos leva aos eventos híbridos, a diferença entre online e offline é praticamente inexistente. Se os eventos presenciais voltam com força, os eventos online seguem potentes e você precisa aproveitar o melhor dos dois mundos. Pense em uma estrutura híbrida e alcance mais pessoas.


Já planejou sua comunicação para 2022? Quais ideias você quer compartilhar?