Home Onze Trinta Produtora de videos.png

Cinco dicas para criar um briefing perfeito




Contratar uma empresa para prestar serviços de #comunicação não é uma tarefa fácil. Recorremos a pesquisas, indicações, avaliamos portfólios, linguagem, etc. Chegar no fornecedor ideal demanda muito trabalho, mas você sabe como se comunicar com essa empresa, como passar as informações para ter um orçamento perfeito?


A palavra mágica do dia é “briefing”! Esse termo vem do inglês e representa um documento onde você reúne todas as informações necessárias para que seu fornecedor faça um orçamento dentro da sua realidade que contemple todas as suas necessidades. O #briefing também é o ponto de partida para o projeto que será desenvolvido, é com base nessas informações que a equipe criativa elabora suas tarefas, também é com essa base que o planejamento do projeto é feito.


Agora que você sabe o que é, vamos te ajudar com algumas dicas para que esse documento seja ideal.


01- Conte um pouco sobre o histórico da sua empresa.

Para um bom orçamento, é necessário saber um pouco sobre você. Qual seu segmento? Onde você fica localizado? Quanto tempo de mercado você tem? Esse texto é muito importante para sabermos em que mercado estamos entrando e quais as possíveis soluções que podemos sugerir considerando seu local de atuação.


02- Tenha uma referência clara.

Todo projeto começa com coisas que gostamos: um vídeo que conta uma história emocionante, um site com uma navegação perfeita, uma rede social com interações divertidas e genuínas. Tenha essa referência muito clara na hora de solicitar o orçamento! Esse passo é fundamental para começar o raciocínio e é a partir dele que conseguimos visualizar quais técnicas foram empregadas, quantos profissionais estão envolvidos e quanto tempo precisamos para esse trabalho.


03- Qual o seu prazo?

Saber o tempo que há disponível para executar um trabalho é peça fundamental para elaboração de valores, algumas ideias são muito boas, mas precisam ser adaptadas de acordo com o tempo. Não é possível mexer nessa ideia? Então precisamos de mais profissionais para executar em um prazo curto. O tempo é uma variável fundamental para um trabalho entregue com a qualidade que sua marca pede.


04- Conte-me um pouco sobre sua concorrência.

Entender como o seu mercado se comunica é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Nessa pesquisa vemos alguns padrões de comunicação que podem ou não ser repetidos. Seu objetivo é ser aceito de cara? Então devemos nos adequar aos padrões que já existem. Você quer surpreender? Pegamos tudo que seus concorrentes já fazem e sugerimos novas estratégias para que seu conteúdo chegue na frente.


05- Quais os seus objetivos com esse trabalho?

Com quem estamos falando, com seus clientes ou com seus funcionários? Você quer vender mais ou fortalecer sua presença de marca? Seu público está online ou offline? Essas informações são fundamentais para estabelecer a linguagem ideal.


Por fim, temos uma diquinha extra. Pode parecer estranho, mas revele sua verba. É possível produzir conteúdo com mil e também é possível produzir com milhão, o que queremos dizer com isso? Todo projeto é adaptável a verba que temos disponível e seu projeto não precisa ser melhor ou pior de acordo com o investimento.


Qual o seu próximo projeto? Vamos conversar sobre?


#onzetrintafilmes #onzetrintaprodutora #videos #produtoradevideo