• Renata Alabi | Onze Trinta

Como funciona a produção de vídeo em chroma key


O fundo chroma key para produção de vídeo é muito conhecido por ser bastante utilizado para cinema. Mas, na verdade, este tipo de produção é também utilizada para gravação de vídeos em geral, bancadas de telejornais, apresentação da previsão do tempo e não necessariamente apenas voltado a grandes produções!

Este vídeo de animação 2D, com elementos 3D e captação de imagens da 3M do Brasil, que você assistiu acima foi produzido em estúdio com fundo chroma key. E como ocorre esse processo de substituir o fundo por imagens? Vamos conhecer hoje um pouco mais sobre como funciona a produção de vídeo em chroma key.

As cores

Os fundos em chroma key utilizam cores primárias (RGB) como: verde, azul ou vermelha. O software utilizado na edição reconhece de maneira mais assertiva essas cores. É questão de tecnologia! A decisão da cor do fundo deve ser planejada, como também toda a arte do vídeo, pois não se pode utilizar as mesmas cores (RGB) para não criar conflito e substituir imagens aleatórias. Entenda mais sobre cores em outro post, clicando aqui:

  • A cor verde: essa é a cor mais utilizada para produção de vídeo em chroma key, pois a quantidade de coisas (roupas, móveis, objetos e etc) é menor do que as outras cores primárias.

  • A cor azul: está caindo em desuso, mas ainda é presente em algumas produções, principalmente, as caseiras. É até indicado para produções em espaço pequeno, pois a contra-luz em objetos têm efeitos mais suaves do que a cor verde, por exemplo. Mas se você tiver um bom profissional de edição e color grading, o fundo verde ainda será o melhor. Esse tipo de fundo também é utilizado quando se há necessidade de inserir algum item verde na produção.

  • A cor vermelha: assim como o azul, a cor vermelha tem restrições lógicas para produções profissionais de vídeo. Se for utilizar casting (modelos, atores, figurantes) essa cor pode interferir com o tom de pele.

É interessante lembrar que dependendo do fundo que você precisa pro seu vídeo, a cor do chroma key pode ser muito útil. Por exemplo, se você precisa inserir imagem de um campo aberto nas montanhas, o verde é mais indicado. Se você precisa de imagens do céu aberto, o azul é mais indicado e assim por diante.

Você pode utilizar o fundo com painéis com a cor que deseja usar, tecido ou até mesmo pintar o local. Nesse caso, precisa comprar uma tinta específica para isso e ter certeza de que escolheu a cor certa. Além disso, o local deve estar em perfeito estado, pois qualquer imperfeição poderá prejudicar a pós-produção.

A pós-produção

O recorte da imagem do chroma key não é feita automaticamente. Apesar de terem softwares que fazem isso, o resultado automático deixa o efeito tosco. Então, procure um bom editor de vídeo e color grading (profissional que trata as cores das imagens em vídeo).

Essa pós-produção é mais demorada que uma simples edição, pois o recorte deve ser perfeito para que o resultado seja natural.

No vídeo que você assistiu no início desse post foi produzido em estúdio profissional com chroma key na cor verde, com edição profissional em chroma key e color grading.

Qualquer tipo de produção de vídeo deve ser muito bem planejada! Por isso é importante ter bons profissionais e um time nota 10 para que tudo seja produzido de forma profissional, dinâmica e no prazo.

Entre em contato com a Onze Trinta Produtora e saiba como podemos te ajudar!

#Produçãodevídeo2D #produçãodevídeo #Animação2D #Vídeoanimado #vídeomarketing

69 visualizações