• Verônica Gubert

Qual é o papel das cores em vídeos?


Qual é o papel das cores em vídeos?

Pode não parecer, mas cores também contam histórias. Elas são capazes de provocar reações emocionais e transmitir atmosferas. Por isso, a escolha de uma paleta de cores influencia como a mensagem de um vídeo será compreendida pelo público.

Uma mesma cor até pode representar significados diferentes, conforme o desejo do diretor e sua equipe de arte e fotografia, porém é possível fazer uma relação entre certas cores e determinadas emoções, conceitos e elementos:

Azul

Segundo Eva Heller, em seu livro a Psicologia das Cores, o azul “é a cor de todas as características boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os sentimentos bons que não estão sob o domínio da paixão pura e simples, e sim da compreensão mútua.

Não existe sentimento negativo em que o azul predomine. [..] O azul é o céu – portanto azul é também a cor do divino, a cor eterna.”. Por isso, podemos atribuir à cor a: confiança, estabilidade, fé, espiritualidade, fidelidade, lealdade, tranquilidade, harmonia, verdade, segurança, conservadorismo, distância e grandeza, entre outras possibilidades.

Vermelho

Sobre a cor, Heller afirma conta que “foi a primeira cor que o homem batizou, a mais antiga denominação cromática do mundo. Também diz que “o simbolismo do vermelho está marcado por duas vivências elementares: o vermelho é o fogo e o vermelho é o sangue. Em muitas línguas, entre os babilônios e também entre os esquimós, a tradução ao pé da letra de “vermelho” é “sangue”.” Assim, é a cor das paixões, sejam elas boas ou más. Ligamos a ela amor, ódio, desejo, potência, violência, guerra, perigo, força, coragem, calor e rapidez.

Amarelo

Apesar de ser a cor do sol, da luz e do ouro, segundo Heller, o amarelo também carrega outros simbolismos mais contrários: “o amarelo é a cor do otimismo – mas também da irritação, da hipocrisia e da inveja. Ele é a cor da iluminação, do entendimento; mas é também a cor dos desprezados e dos traidores. É assim, extremamente ambígua, a cor amarela.” Ao amarelo, também associamos jovialidade, doença, felicidade, otimismo, lúdico, avareza e egoísmo.

Verde

“O verde é a cor intermediária nas mais diversas dimensões: o vermelho é quente, o azul é frio; a temperatura do verde é agradável. O vermelho é seco, o azul é molhado; o verde é úmido. O vermelho é ativo, o azul é passivo; o verde é tranquilizador. O verde fica entre o masculino vermelho e o feminino azul. Fica entre o vermelho da matéria e o azul do espírito.”, afirma Heller no livro. O verde simboliza a natureza, o natural, o que é saudável. É a cor do que floresce, do fresco, da juventude e da esperança.

Preto

Resultado da ausência de luz, o preto é a cor desprovida de cor. Simboliza o fim, o luto, o azar e o que é mau: “aquele que “denigre” a imagem de alguém, está falando mal dele. O crime de chantagem, em inglês, se chama blackmail. As asas pretas dos morcegos são características do diabo, de acordo com uma antiga simbologia. Existem também, entre as pessoas, as “ovelhas negras”. Caracterizar alguma coisa como “negra” é o que de pior pode ser dito sobre ela.”, explica Heller. O preto também é elegância, poder, conservadorismo, ilegalidade, brutalidade e anarquia.

Branco

De muitas formas, o branco é o oposto do preto. Se o preto é a ausência de cor, o branco é a soma de todas. Se o preto é o fim, o branco é o começo. Portanto, também representa o bem, a verdade, e a honestidade. Se o preto simboliza a morte, o branco pode nos levar ao que vem depois. Segundo A Psicologia das Cores, ”Os mortos são vestidos de branco, para que vistam branco quando ressuscitarem.”, assim o branco também é a cor dos mortos, dos espíritos e dos fantasmas

Com essa breve lista, a conclusão é a de que podemos não estar conscientes, mas nossa mente pode chegar a muitas conclusões e entendimentos somente ao olhar certas tonalidades.

Por isso, seu projeto em vídeo merece uma equipe como a Onze Trinta, que reúne profissionais que sabem disso e estão preparados para traduzir as sutilezas da sua história com todo o cuidado.

#videosparaweb #videosreceita #videopublicitário #vídeoanimação #videoyoutube #videosinstitucionais #videoparaempresa

25 visualizações