• Amanda Santos

O Tamanho dos Sensores das Câmeras e a Qualidade da Imagem

É muito comum a relação entre tamanho de sensor e qualidade da imagem. Neste post vamos tentar entender essa relação.


A chegada de câmeras digitais capazes de fotografar e filmar (usadas inicialmente por jornalistas para registrar eventos) revolucionou um mercado. Hoje, essas mesmas câmeras são utilizadas em todos os lugares, e tomaram conta do mercado de baixo orçamento - e aqui falamos de TV e até mesmo o cinema -, sendo a internet seu principal domínio.


Full frame e crop

Tanto na fotografia quanto no cinema, os termos full frame e crop são utilizados com o mesmo objetivo: especificar o tamanho do sensor. Ambos termos foram inicialmente utilizados na fotografia still e migraram depois para o audiovisual. No entanto, apesar de significarem coisas semelhantes nos dois ambientes, na prática os números não são os mesmos. Ou seja: o que seria 35mm em fotografia still, não são os mesmos 35mm observados no cinema. Isso acontece graças ao negativo das câmeras analógicas que, na fotografia, corria na horizontal e, no cinema, na vertical, tudo para que o filme não ficasse tão caro.


Full frame e o cinema

No cinema digital, o padrão full frame nunca foi realmente aplicado. Isso se dá pelo tamanho do negativo das câmeras analógicas que, com uma área menor que o negativo de fotografias still, precisaria de um sensor menor para cobrir toda sua área. Inclusive, utilizar um modo full frame no cinema digital pode gerar ruídos e menor qualidade.


Digital e película

É claro que podemos falar sobre a relação e a constante comparação entre película e o cinema digital, principalmente na opinião que a qualidade da película é sempre maior. No entanto, isso não é mais verdade: o cinema digital já alcançou a película em qualidade de imagem. Tanto que um dos filmes mais famosos, Ataque dos Clones (George Lucas, 2002) foi rodado em uma câmera digital com sensor menor ainda que uma tradicional 16mm.


Relação sensor x qualidade

Primeiro, precisamos deixar claro que resolução de imagem e definição são coisas diferentes. Enquanto a resolução é o tamanho da imagem em número de pixels, definição é a capacidade do sensor de mostrar pequenos detalhes sem ruídos. E a diferença entre fotografia still e cinema continua por aqui: até mesmo as lentes utilizadas são diferentes. Enquanto uma lente de 10mm para o cinema digital é uma grande angular, essa mesma lente seria uma ultra grande angular para fotografia still, o que geraria distorções, além de ter um custo muito alto.


A combinação sensor pequeno + lente apropriada garante a imagem de qualidade no cinema digital e, se a desculpa for o maior desfoque, um bom profissional de fotografia consegue os mesmos efeitos com iluminação, lentes adequadas e posição dos objetos ao fundo. Desta forma, o tamanho do sensor não garante a qualidade!


Audiovisualmente transformadores, esta é a Onze Trinta. Tem uma história para contar? Saiba o que a Onze Trinta pode fazer por você.

12 visualizações