Os games atingiram um novo patamar com a #evolução da #tecnologia e da internet. Cada dia que passa, a presença dessa #mídia fica maior, chegando ao mesmo status da música e do cinema, influenciando estilos de vida e a forma como a sociedade consome. O #metaverso é um mundo #virtual onde você une videogame, #redes sociais e #comunicação e nele é permitido que você viva novas experiências na pele de um personagem.
OK, mas e o que isso tem a ver comigo, com a minha marca ou com a minha empresa?
Alguns jogos se tornaram verdadeiros fenômenos: #Minecraft, #Fornite e #FreeFire são exemplos disso. Com um fluxo alto de pessoas dispostas a investir algumas horas do dia em seus personagens, as marcas viram a possibilidade de fazer ações promocionais dentro do mundo virtual. Público fiel, engajado, disposto a fomentar a comunidade e atento a tudo que acontece no jogo.
Travis Scott fez um show para 14 milhões de pessoas dentro do Fortnite, a turnê Rift da cantora Ariana Grande atraiu mais de 12 milhões no mesmo jogo. A grife francesa Balenciaga fez o lançamento de sua coleção no game Afterworld. Em um mundo tão concorrido e cheio de informações, os primeiros a explorarem o potencial dessas ações com certeza estarão em vantagem.
Toda marca de expressão já tem um plano de comunicação que envolva os jogos.
Você deve estar pensando: “Entendi, mas minha marca é pequena, eu não tenho a verba dessas empresas para entrar nessas plataformas e fazer um lançamento que atraia público do mundo todo”. É aí que você se engana.
Assim como um estilo musical, os games também geram as suas tribos: pessoas com coisas em comum, gostos parecidos e que se reúnem em algum tipo de comunidade, mesmo que seja online. Fazer o lançamento do seu produto no Fortnite pode ser difícil, mas aparecer para a comunidade que gosta do jogo é mais fácil.
Você pode patrocinar um youtuber, apresentar seu produto para um influencer ou fomentar uma comunidade de discussão do jogo. Para isso, você precisa entender quem são essas pessoas e o que elas esperam, além de encontrar a maneira correta de falar da sua marca para esse público.
A maioria das marcas peca em um ponto: planejamento. O #influencer não recebe a direção correta e assim não consegue explicar os pontos essenciais do seu produto, a estratégia de lançamento é feita com ações descoordenadas, ninguém pensou em um roteiro com os diferenciais do seu serviço, enfim. São muitos os pontos negativos gerados pela falta de planejamento.
2022 está voando e você ainda não tem um planejamento transmídia? Está esperando o que? Vamos bater um papo?
댓글