• Amanda Santos

O Que é Fotometria?

Para começar 2020, o blog da Onze Trinta traz um conceito de fotografia para as produções audiovisuais.



A fotometria nada mais é que o ato de medir a luz. Seu objetivo é calcular a quantidade de luz que entra na câmera para que a imagem saia da melhor maneira possível. Parece simples, não? No entanto, dominar a técnica é essencial para que não haja maior ou menor entrada de luz, poupando o trabalho na pós-produção com correções.


O fotômetro

A principal ferramenta para a fotometria é o fotômetro, o aparelho que mede a intensidade da luz e calcula o brilho de acordo com as configurações aplicadas. Este aparelho entrega valores em forma de uma régua: o valor ideal de exposição é o 0 (zero); se apresentar valores positivos ou negativos, significa que a imagem está clara ou escura demais, respectivamente.


Tecnologia

Muitas câmeras hoje possuem um fotômetro embutido, que entra em ação no modo automático, e faz imediatamente os ajustes necessários para a iluminação ideal da cena. Contudo, a função manual permite um maior controle sobre a imagem, já que se pode alterar funções como velocidade do obturador e tempo de exposição. Outra questão com o fotômetro automático é que este pode se confundir em cenas muito claras, como paisagens e festas. Portanto, dominar a função manual da câmera é o ideal para conseguir imagens melhores.


O cartão cinza

Para auxiliar o fotômetro, muitos profissionais usam o cartão cinza, com um tom ideal, o cinza 18%. Este tom neutro é necessário para que o fotômetro não seja direcionado a uma área muito clara ou muito escura, balanceando a entrada de luz. E não precisa necessariamente ser um cartão: pode ser qualquer objeto de qualquer material fosco e que tenha o tom de cinza específico.


A fotometria é uma parte muito importante para a produção. É através dela que as luzes são reguladas e, quando bem realizada, poupa retrabalhos e correções que tomam muito tempo na fase de pós-produção. Seja com um fotômetro manual ou embutido, entender as medições é essencial para se chegar em um bom resultado de fotometria.


Na Onze Trinta contamos histórias de todos os tipos, com várias intensidades.Você tem uma história para contar? Saiba o que a Onze Trinta pode fazer por você.

3 visualizações