A claquete é uma ferramenta muito importante na produção de vídeo no geral. É utilizada para processo de sincronização de áudio na pós-produção, na numeração dos takes (a.k.a tomadas), na identificação de cenas e na ordenação de informações (direção, data de produção e etc). Isso tudo auxilia na seleção final.
QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE DEVEMOS INSERIR NA CLAQUETE PARA PRODUÇÃO DE VÍDEO?
Se você reparar, a maioria das claquetes já vem com campos predefinidos de preenchimento, tais como:
Nome da produção (Título do filme/vídeo)
Diretor
Câmera
Data
Cena
Tomada
Um fato curioso sobre a claquete é que em grandes produções cinematográficas, principalmente daquelas que o público está ansioso para assistir como, por exemplo: Senhor dos Anéis, Harry Potter…), a produção inventa um título para que as pessoas não estraguem a surpresa depois!
(fonte: Pinterest)
COMO FUNCIONA A CLAQUETE?
As informações descritas de direção, câmera, data, cena e tomada vão se alterando de acordo com o roteiro. Quem cuida dessa organização e manuseio da claquete é o assistente de direção. Esse profissional posiciona a claquete aberta em frente a câmera e diz em voz alta as especificações. Por exemplo: “Cena 21, Tomada 3”, que significa: gravação da cena 21 (descrita e planejada em roteiro) e terceira gravação da mesma cena. Depois, bate (fecha) a claquete, que emite um som específico para corte de aúdio na pós-produção. Em seguida, o diretor diz em voz alta “Ação” para que a gravação seja iniciada. Com todo esse conteúdo, depois entra o processo de montagem e edição do vídeo, que utilizará deste guia de informações e áudio para processo de decupagem.
Agora que você já sabe o que é a claquete, para que serve e como funciona!
Acompanhe nossos posts para novas descobertas.
SolicitE já o seu orçamento. Seja você também parceiro da Onze Trinta Produtora!
Comments