• Amanda Santos

Gravar um Vídeo Vai Muito Além de uma Boa Câmera e uma Boa Luz - Parte 4



Já falamos por aqui de estética do vídeo, montagem e enquadramento e sobre como estes processos são importantes para a qualidade final do produto audiovisual. Continuamos a série com outro aspecto que compõe o vídeo: a direção de arte (que já havíamos comentado aqui). Em poucas palavras, o Diretor de Arte (ou Production Designer para a indústria internacional) é o responsável pela unidade visual e estética de uma produção. O profissional dá tridimensionalidade ao roteiro, trazendo todas as indicações e estudos à vida, criando os espaços, figurinos e conceitos em que ocorrerão todas as ações. É este profissional que cria (e depois gere a equipe de montagem e manutenção) tudo o que se vê em cena depois na tela.


Além do que se vê

As produções audiovisuais não são feitas apenas de uma boa câmera, uma boa luz e uma boa captação de som. A trilha, a fotografia e o design de produção são necessários para a entrega de um produto coeso e esteticamente equilibrado, mas, no início das produções cinematográficas, o profissional envolvido era raramente mencionado (e, quando a menção acontecia, era como um membro simples da equipe, e não uma posição de destaque). Isso só muda com a criação do termo por David O. Selznick, produtor de E o Vento Levou. Normalmente o profissional é contratado pelo diretor, recebe o roteiro e, durante a decupagem do último, cria as diferentes possibilidades visuais. Contudo, esta não é sempre a regra: alguns filmes, como Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963), recebem uma proposta visual pronta antes mesmo de haver um roteiro fechado e aprovado. Desta forma, o design de produção é muito mais do que é enquadrado pela câmera, abrangendo muito estudo e conhecimentos específicos do(s) profissional(ais).


Diálogo com outras áreas

A Direção de Arte é responsável também por gerenciar e unir outras áreas que envolvem o visual: cenografia, figurino e maquiagem. A função do designer é colaborar, através das informações visuais (cores e texturas) e de outros elementos da imagem, a atmosfera desejada pelo diretor e pelo diretor de fotografia. Juntos, esses profissionais estabelecem um estilo que situa as imagens dentro da proposta para o produto audiovisual. Desta forma, a Direção de Arte é responsável por todo o visual da peça audiovisual e, ter um bom planejamento nessa área garante que o produto tenha coerência estética.


Saiba mais o que é o Design de Produção neste vídeo do canal ArteCines:



A Onze Trinta possui profissionais especializados na arte de trazer roteiros à vida. Saiba mais sobre o que a Onze Trinta pode fazer por você!

8 visualizações